Categories: Sem categoria

Senado aprova licença classista com remuneração

Spread the love

A atuação das centrais sindicais, em conjunto com diversas entidades representativas dos servidores públicos, resultou em mais um passo para o resgate de um direito justo: a licença classista com remuneração. Nesse sentido, foi aprovada pelo Plenário do Senado, na noite desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei de Conversão nº 5, decorrente da MP 632/2013, que trata, dentre outros assuntos, do restabelecimento da licença classista com remuneração.

De autoria do Poder Executivo, a proposta garante o direito ao benefício de trabalhadores no desempenho de mandato em confederação, federação, associação de classe de âmbito nacional, sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profissão.

Para a CTB, que acompanha a tramitação da proposta desde o início e esteve mobilizada pela aprovação, a matéria é necessária por resgatar direitos sindicais e garantir melhores condições para o desempenho das atividades dos dirigentes. “O empenho das centrais fez toda a diferença. Continuamos a luta para que a questão da regulamentação da Convenção 151 da OIT, e resolver outras questões dos servidores públicos que este Congresso deixa de fazer”, ressaltou o secretário do Trabalhador do Serviço Público da CTB, João Paulo Ribeiro.

O dirigente comemorou a aprovação do texto, da forma como veio da Câmara dos Deputados. “Foi lindo ver pessoas comemorando e chorando [com o resultado da votação] depois de 17 anos que o governo FHC nos retirou este direito”.

Pelo projeto, sindicatos de até 5 mil associados poderão contar com dois servidores liberados; de 5.001 a 30 mil associados, com quatro servidores; e de mais de 30 mil associados com oito servidores. Atualmente, o Estatuto do Servidor Público Federal (Lei 8.112/90) permite um máximo de três servidores.

Atuação sindical

A votação da matéria foi acompanhada por dirigentes sindicais e representantes de entidades que representam os servidores públicos. Mais cedo, o grupo fez uma forte mobilização no Congresso Nacional para chamar a atenção para a importância de se aprovar o texto.

Também na terça-feira (27), a CTB e representantes das entidades associativas e sindicais se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedir a aprovação da proposta. Na oportunidade, Calheiros se comprometeu com a votação do texto. “Contem com meu compromisso. Deveremos votar rapidamente esta medida provisória”, disse.

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), também presente na reunião, além deste da licença classista com remuneração, é preciso rever vários pontos da Lei 8.112/90 que foram alterados e que prejudicam o servidor. “A partir de 1997, a Lei 8.112 passou por muitas mudanças, uma verdadeira defenestração do Regime Jurídico Único dos servidores. É urgente a revisão da legislação”. E acrescentou: “Quero deixar como proposta a realização de um simpósio, com a participação das entidades e com a presença de especialistas, para levantar estas questões e de que forma podemos recuperar o que nos foi tirado.”

Para a CTB, a aprovação da proposta é de extrema importância e urgente por resgatar um direito que dirigentes sindicais já tinham e que foi retirado.

Fonte: CTB

Blog do Mamede

Recent Posts

Ouvidor: Mais Inquérito no Ministério Público Por Improbidade Administrativa e Dano Ao Erário Público

Gente boa do Blog, em Ouvidor só se fala nas dezenas de denúncias envolvendo a…

17 horas ago

Onda de Fake News Em Catalão, Mostra Crescimento de Pré-Candidatura de Elder Galdino

Gente boa do Blog, com o crescimento visível da pré-candidatura de Elder Galdino uma onda…

18 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa Até…

18 horas ago

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional Proposta para o…

18 horas ago

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura Agenda começa nesta sexta-feira (17)…

18 horas ago