Categories: Sem categoria

Brasil pede “máxima contenção” para evitar “escalada” do conflito Irã-Israel

Spread the love

Brasil pede “máxima contenção” para evitar “escalada” do conflito Irã-Israel

 

Irã dispara mais de 200 drones e mísseis contra Israel; em nota, Itamaraty diz que monitora a situação com “grave preocupação”

 

Foto: Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

Na noite deste sábado (13), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota expressando preocupação com o recente ataque iraniano contra Israel, solicitando a todas as partes envolvidas que exerçam “máxima contenção” a fim de evitar uma “escalada” de violência.

Mais cedo, o Irã lançou um ataque massivo contra Israel, utilizando mais de 200 drones e mísseis. O episódio intensificou a tensão na região, com repercussões imediatas na política internacional e preocupações de segurança.

Leia também: Irã reage com drones e mísseis a agressão israelense que matou general

“O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, diz a nota divulgada. Além disso, foi recomendado que “não sejam realizadas viagens não essenciais à região” do conflito e que os brasileiros “que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.”

Ataque surpresa

O ataque do Irã, que ocorreu por volta das 20h de Brasília (2h da madrugada de domingo em Israel), foi marcado por explosões ouvidas em Jerusalém e o som de sirenes por todo o país. A defesa israelense rapidamente ativou o “Domo de Ferro”, um sistema de defesa antimísseis, para interceptar as ameaças aéreas, minimizando os danos.

Este confronto é uma retaliação do Irã ao bombardeio de seu consulado em Damasco, na Síria, ocorrido no dia 1º de abril, e atribuído a Israel, apesar de não confirmado oficialmente. Em resposta, o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sinalizou que o país está preparado para uma resposta militar, indicando que as tensões podem ainda se intensificar.

Leia também: Relatora da ONU: Negar intenção genocida de Israel não é mais viável

Monitoramento internacional

A situação é monitorada com preocupação pelo governo brasileiro, segundo declarações de Celso Amorim, assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, à CNN. O presidente Lula (PT) e o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também discutiram a situação.

Vale ressaltar que as relações diplomáticas entre Brasil e Israel estão estremecidas desde fevereiro, após Lula comparar os ataques de Israel em Gaza, em curso desde outubro do ano passado, ao regime nazista de Adolf Hitler, que exterminou 6 milhões de judeus na Segunda Guerra. A declaração do presidente gerou fortes reações, e Lula foi classificado como persona non-grata pelo governo israelense.

Leia a íntegra da nota abaixo

O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.

__

com agências

AUTOR
Blog do Mamede

Recent Posts

Ouvidor: Mais Inquérito no Ministério Público Por Improbidade Administrativa e Dano Ao Erário Público

Gente boa do Blog, em Ouvidor só se fala nas dezenas de denúncias envolvendo a…

24 horas ago

Onda de Fake News Em Catalão, Mostra Crescimento de Pré-Candidatura de Elder Galdino

Gente boa do Blog, com o crescimento visível da pré-candidatura de Elder Galdino uma onda…

24 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa Até…

1 dia ago

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional Proposta para o…

1 dia ago

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura Agenda começa nesta sexta-feira (17)…

1 dia ago