Categories: Sem categoria

Governo adia o Enem dos Concursos em todo o Brasil pelas chuvas no RS

Spread the love

Governo adia o Enem dos Concursos em todo o Brasil pelas chuvas no RS

 

Em coletiva nesta sexta (3), a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, responsável pelo Concurso Nacional Unificado, confirmou o adiamento. Provas seriam no domingo (5)

 

Foto: Reprodução

O Concurso Nacional Unificado, chamado de “Enem dos Concursos”, está oficialmente adiado em todo Brasil. Nesta sexta-feira (3), a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou o adiamento em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

O desastre que acomete o estado prejudicaria a aplicação das provas. Nesse sentido, o governo federal optou por adiar o certame que estava marcado para o próximo domingo (5). Ainda não há data prevista para que a prova ocorra.

Até o início da tarde de sexta foram contabilizadas 37 mortes e 74 desaparecidos por conta da tragédia climática, de acordo com a Defesa Civil do estado.

Leia mais: RS enfrenta um dos piores momentos de sua história e chuva vai continuar

A decisão visou atender a isonomia do processo de aplicação de provas, uma vez que manter o concurso prejudicaria os candidatos do estado.

“O agravamento da situação inviabilizou completamente [a realização da prova]. A gente construiu um acordo justamente para preservar a integridade do concurso. Foi um trabalho coletivo e chegamos à conclusão que esta é a solução mais segura para todos os candidatos do Brasil inteiro. Vamos assinar um acordo que garante aos mais de dois milhões inscritos no concurso que todo mundo vai realizar a prova nas mesmas condições e vamos ter um concurso com o resultado jurídico, nesse acordo assinado aqui pela Procuradoria Geral, pela Defensoria Pública da União e pela Advocacia Geral da União”, disse Dweck, ao explicar os motivos do adiamento depois de se solidarizar com os afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

A ministra ainda explicou que a situação das cheias se agravou de quinta (2) para sexta (3) e avançou para cidades de Santa Catarina, o que foi definitivo para a decisão.

“Estamos numa situação de agravamento sem precedentes só na região Sul. Teríamos 100 mil pessoas envolvidas no Rio Grande do Sul, entre 80 mil candidatos e 20 mil pessoas em toda a logística no estado”, explicou.

Na quinta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros estiveram em Santa Maria (RS), reunidos com o governador Eduardo Leite e autoridades locais, para planejar novas medidas de enfrentamento ao que já é considerado o maior desastre natural da história do estado.

Participaram da coletiva, o ministro da Secretaria de Comunicação Socila (Secom), Paulo Pimenta, o defensor público federal Leonardo Magalhães, da Procuradoria Geral da União, Marcelo Eugênio Almeida, e o representante da Fundação Cesgranrio, Gabriel Lima. Ao final foi assinado o acordo pelo adiamento.

Veja como foi a coletiva:

Blog do Mamede

Recent Posts

Ouvidor: Mais Inquérito no Ministério Público Por Improbidade Administrativa e Dano Ao Erário Público

Gente boa do Blog, em Ouvidor só se fala nas dezenas de denúncias envolvendo a…

19 horas ago

Onda de Fake News Em Catalão, Mostra Crescimento de Pré-Candidatura de Elder Galdino

Gente boa do Blog, com o crescimento visível da pré-candidatura de Elder Galdino uma onda…

19 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa Até…

19 horas ago

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional

Accorsi apresenta PL para criar cotas para mulheres egressas do sistema prisional Proposta para o…

19 horas ago

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura Agenda começa nesta sexta-feira (17)…

19 horas ago