Sem categoria

A maioria dos catalanos não gosta do horário de verão

Spread the love

No dia 19 outubro, um domingo, teve início o horário de verão em dez Estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A população desses locais tiveram que adiantar seu relógio em uma hora.

O horário de verão foi criado em 1985 com o objetivo de aproveitar melhor a luz do dia, que durante o verão é mais longo, e para a economia de energia que aumenta significativamente às vésperas do fim do ano. Entrevistados pelo Blog, muitos catalanos mostraram-se divididos com relação a mudança da rotina de vida no período.
2014-10-24 14.14.25
A vendedora Barbara Ellen Dias, disse não gostar nenhum pouco do horário de verão, e foi bastante direta na sua explicação. “Não gosto porque tenho que acordar mais cedo para trabalhar. Gosto de dormir até mais tarde”. Ela completou que gostaria do fim do sistema no país.
2014-10-24 14.15.48
Já o camelô Rosano Alves, explicou não importar com a mudança no relógio e que uma hora a mais ou a menos, não muda em nada sua rotina diária. “Eu faço meu horário, trabalho pra mim mesmo. Então, venho pra rua vender a hora que bem quero e não sinto diferença não. Acho que pra quem tem que cumprir horário no trabalho ou outra coisa é que senti isso, eu não”.
Aleatoriamente nossa reportagem perguntou vinte pessoas se aprovam ou não o horário de verão, e apenas seis dos entrevistados disseram gostar de ter que acordar mais cedo e da interferência nos seus costumes. 
De acordo com o governo, dessa vez o ciclo será maior e se prolongará por 126 dias até o dia 22 de fevereiro de 2015, terminando no primeiro domingo após o carnaval. Mesmo com o aumento dos dias de horário de verão, a medida deve gerar uma economia menor de energia, com previsão de redução de 4,5% na demanda nos horários de maior consumo.
Por: Gustavo Vieira