Sem categoria

Comerciantes ainda se dividem com relação a Área Azul

Spread the love

Caminhando para um ano, a cobrança do estacionamento rotativo pago tem gerado muita discussão em Catalão. Enquanto as opiniões se dividem com relação ao benefício ou a pouca contribuição do serviço, o fato é que a quantidade de carros estacionados caiu drasticamente no centro, aumentando consideravelmente o número de vagas. A Área Azul/Verde começou a operar em 5 de novembro do ano anterior.

Paulo César

Quem mais sentiu essa mudança foram os lojistas. Mostrando considerações variáveis, diversos empresários contaram ao Blog o que pensam sobre a iniciativa do governo municipal. “Para mim não mudou nada, não. Ainda não sei o que dizer exatamente sobre a Área Azul. Eu penso que movimento gera movimento e acho que os carros dos comerciantes é que deveriam ter sido retirados do centro, não os dos clientes”, disse Paulo César da Silva, dono de uma relojoaria.

Wesley

Proprietário de um restaurante na Avenida 20 de Agosto, ponto especialmente visado pelo sistema de monitoramento de vagas, Wesley da Silva Santos disse que muitos comerciantes sentiram impacto negativo no começo e que ainda hoje alguns não conseguiram se recuperar. “Na verdade, nós, empresários, nos acostumamos com o serviço e a população também já está habituada porque sabe que tem que pagar. Pelo tamanho da cidade ainda acho que não seria necessário isso aqui, e vejo como negativo também os valores aplicados. Acho que não era hora ainda”, ressaltou.

Ruth

A comerciária Ruth R. Rodrigues disse ter notado grande mudança no trânsito de Catalão. “Eu acho que mudou muito sim, todo mundo acha vaga e não tem tanto carro no centro. Há um ano você não conseguia estacionar aqui, nas principais avenidas. Eu acho até que eles deveriam colocar em mais lugares a Área Azul, porque onde eu trabalho não tem e os carros que antes ficavam aqui agora estão lá. Todos os dias é assim, carro pra todo lado, atrapalhando o comércio e a vida de todos. ”

Com relação ao apelo de Ruth, a Prefeitura de Catalão e a operadora do estacionamento pago, a Exp Parking, anunciaram no início do ano a intenção de levar o projeto para a Avenida João XXIII e de ele ainda ser expandido na José Marcelino. Foi até previsto para junho deste ano o acréscimo de 156 espaços, sendo 101 vagas na João XXIII e 55 na José Marcelino, mas até agora nada foi feito.

O estacionamento pago compreende toda a região central de Catalão, com 2.180 vagas demarcadas (1.690 carros e 490 motos). O preço da hora é de R$ 2,25 com dez minutos gratuitos de tolerância, e com permissão de no máximo duas horas de uso. Os espaços mais afastados estão dentro da chamada Área Verde e custam R$ 1,50 a hora. As motos não pagam.

Por: Gustavo Vieira