Sem categoria

Bombeiros atuaram em mais de cem focos de incêndio desde janeiro, em Catalão

Spread the love

fogo

O 10º Corpo de Bombeiros Militar de Catalão registrou vários focos de incêndio na área urbana da cidade nos últimos dias. A massa de ar seco que perdurou nos últimos meses e as temperaturas elevadas, aliada a irresponsabilidade do homem, aumentou consideravelmente o número de casos de queimadas em toda a região.

De acordo com levantamentos da instituição, de janeiro até agora (28/08) ocorreram 102 incêndios em mata no município. “Fora aqueles em que não fomos chamados pela população, ou seja, não entraram nos registros”, disse o comandante do 10º CBM, Warley Martins.

Um dado interessante da corporação é que cerca de 60% dos incêndios a vegetação ocorrem no perímetro urbano, 20% na zona rural e os outros 20% nas margens das rodovias. No período de estiagem a equipe de combate a incêndio chega a atender entre 100 a 150 ou até mais chamados dessa natureza.

Como as chuvas mantêm o capim verde e “inqueimável” e auxilia no combate às chamas, elas bem que poderiam cair logo vendo que o tempo parece favorável hoje.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até previu chuva para Catalão neste dia e o dia todo – com trovoadas isoladas nesta madrugada/manhã, céu nublado a encoberto com trovoadas isoladas à tarde e encoberto a nublado com chuva isolada à noite -,  só que até agora nada de um só pingo de água cair do céu.

Por: Gustavo Vieira