A promotora de Justiça Ariete Cristina Rodrigues Vale propôs ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Ouvidor, Onofre Galdino Pereira Júnior, e seu vice, Nelson Manoel da Silva. O primeiro por ter, na condição de prefeito, abusado de seu poder político e econômico, ao usar seu cargo para a prática de conduta proibida pela legislação eleitoral visando beneficiar sua candidatura à reeleição, bem como a candidatura de Nelson a vice-prefeito, nas eleições de 2016, em especial por despesas com programas sociais que excederam os gastos do ano anterior ao pleito.
A promotora ressalta que a conduta proibida foi praticada pelos acionados por meio do uso da máquina administrativa, caracterizando, assim, o abuso de poder de poder político e, consequentemente, ato de improbidade administrativa. A ação, portanto, requer a condenação de ambos, conforme a legislação, com o ressarcimento integral do dano, a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração do agente e a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por três anos.
Conforme apurado, a administração municipal executou diversos programas sociais, entre eles a doação de consultas, exames e custeio de tratamentos médicos e ambulatoriais, a doação de remédios, leite e outros insumos; bem como a doação de materiais de construção a família carentes, cestas básicas, óculos e outros benefícios relativos aos programas Bolsa Universitária, Bolsa Transporte e de Regularização Fundiária.
Sobre as despesas com os programas nos anos de 2015 e 2015, verificou-se, pelas informações prestadas pelo gestor, aumentos de gastos que variaram de 17,36% a 500% nesses setores. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Foto: Sione Guimarães)
Mais um absurdo para a conta da Secretaria de Educação de Goiás O SINTEGO se…
Outros 14 bolsonaristas são condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro Doze deles…
TRE-SP leva ao MPE relatório que liga eleitos e crime organizado Suspeita é de…
Caiado racha extrema direita após movimentos eleitorais de Bolsonaro em Goiás Governador foi à…
Estudo prova que trabalhador paga muito mais imposto de renda do que milionários Enquanto…
Gente boa do Blog, médico em Catalão, ginecologista que atendia em importante hospital particular da…