MARTE UM, O TERRITÓRIO, OSCAR, OSCAR 2023, QUANDO FALTA O AR, SIDERAL
“Sideral” e coprodução brasileira “O Território” estão entre os 15 finalistas; ‘Marte Um’, como Melhor Filme Internacional, e documentário “Quando Falta o Ar” ficam de fora.
Publicado pelo Portal Vermelho
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quarta-feira (21) uma lista com 15 filmes pré-selecionados em 10 categorias para a disputa do Oscar 2023.
Seguem na disputa, representando o Brasil, “Sideral”, na categoria Melhor curta-metragem (live action), e o “O Território” (coprodução brasileira com Estados Unidos e Dinamarca), na categoria de Melhor Documentário.
Gravado em Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim (RN), “Sideral” é um curta de ficção do diretor Carlos Segundo que retrata a vida de uma família no dia histórico do lançamento de um foguete brasileiro tripulado ocorrido da Base Aérea de Natal.
Já o documentário “O Território”, do diretor Alex Pritz, retrata o povo indígena Uru-eu-wau-wau em sua luta pela proteção ambiental e contra o desmatamento da Amazônia promovido por invasores de terra e garimpeiros incentivados por líderes políticos. O filme é considerado um testemunho sobre o avanço da ilegalidade em ataque aos povos indígenas e ao meio ambiente durante o período de Jair Bolsonaro como presidente.
Ficaram de fora o filme “Marte Um”, na disputa de Melhor Filme Estrangeiro, e “Quando Falta o Ar”, como documentário. “Marte Um” retrata uma família negra na periferia de Contagem (MG) que vive em um país que elegeu um presidente contrário ao que pensam, pois é um governante de extrema-direita. O documentário “Quando Falta o Ar” é uma homenagem às quase 700 mil vítimas da Covid-19 que perderam a vida no Brasil, realizado pelas irmãs Ana (cineasta e atriz) e Helena Petta (médica infectologista).
A premiação do Oscar 2023 ocorre no dia 12 de março. A lista final com os 5 escolhidos de cada categoria tem previsão para ser divulgada no dia 24 de janeiro.
Confira a lista completa das categorias em que o Brasil concorre:
Curta metragem (live action)
Melhor documentário
Mais um absurdo para a conta da Secretaria de Educação de Goiás O SINTEGO se…
Outros 14 bolsonaristas são condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro Doze deles…
TRE-SP leva ao MPE relatório que liga eleitos e crime organizado Suspeita é de…
Caiado racha extrema direita após movimentos eleitorais de Bolsonaro em Goiás Governador foi à…
Estudo prova que trabalhador paga muito mais imposto de renda do que milionários Enquanto…
Gente boa do Blog, médico em Catalão, ginecologista que atendia em importante hospital particular da…