Sem categoria

Rápidas variações no tempo afetam as crianças

Spread the love

menina-assustada

Frio, calor, tempo seco, chuvoso… assim tem sido o verão em Catalão e em diversas cidades no país. Variações abruptas como as que estão sendo vistas são favoráveis para o surgimento de doenças respiratórias, e quem sofre mais com isso são as crianças de até 4 ou 5 anos de idade e aquelas mais suscetíveis às enfermidades alérgicas.

O corpo dos pequenos é mais sensível e as defesas ainda não estão bem fortalecidas, por isso o cuidado dos pais é fundamental para a saúde das crianças nesse período, principalmente os bebês.

As crianças enfrentam diversos problemas nessas épocas, e os recém-nascidos correm ainda mais riscos podendo até precisar de atendimento médico com urgência. Por isso é muito importante que os pais tomem cuidados especiais e fiquem alerta para a temperatura do corpo das crianças no inverno, sem exageros demais nas roupas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em momentos como o de agora, o atendimento infantil na rede pública aumenta em torno de 50%. Dentre as enfermidades, as que atingem o sistema respiratório são as mais prevalentes, pois são transmitidas por pequenas gotículas expelidas ao espirrar, tossir ou até mesmo ao falar próximo de outras pessoas, além do contato direto com superfícies contaminadas por indivíduos doentes. Por isso é bom que se evite o contato com multidões e uma boa alimentação pode também contribuir para o fortalecimento da imunidade do organismo.

Os profissionais da Saúde também orientam que é sempre bom evitar ou manter o mais limpo possível carpetes, cortinas, cobertores, lençóis e outros, além de permitir ventilação contínua na residência. Casa mal cuidada é verdadeiro paraíso para os ácaros e um drama para crianças e adultos com asma – doença causada por inflamações das vias aéreas -, por exemplo.

Caso precise de atendimento para seu filho, procure qualquer posto de saúde do município ou vá até o Centro Integrado de Pediatria Prof. João Martins Teixeira, mantido exclusivamente pela Prefeitura de Catalão e a Secretaria de Saúde. A repartição está localizada na Avenida 20 de agosto, s/nº, Centro. Para mais informações ligue 3441-1807.

Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução