Sem categoria

População aprova a instalação de câmeras de monitoramento na cidade

Spread the love

A Prefeitura de Catalão, como forma de auxílio às ações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) e aos trabalhos investigativos das Policias Civil e Militar, está instalando câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Ao todo, 34 câmeras já estão em pleno funcionamento.

O governo municipal explica que os equipamentos são os mais modernos do mercado, com capacidade para filmar à noite em alta resolução e a até 500 metros de distância com o máximo em qualidade. As imagens, que são produzidas ininterruptamente durante todos os dias da semana, são transmitidas para a central de monitoramento instalada na sede STMC, que também podem ser fornecidas às polícias caso necessário.

Valmira

A reportagem do Blog do Mamede ouviu alguns moradores sobre o que eles pensam à respeito desse investimento. A vendedora Valmira Amorim disse acreditar na proposta da Prefeitura e espera que esse serviço seja mesmo eficaz. “Esse é um benefício muito grande para Catalão, em especial para o comércio que é frequentemente assaltado”. Ela acrescentou que mais bairros poderiam ser atendidos.

Cleusa

A pescadora Cleuza Batista vê como necessário que câmeras de monitoramento sejam instaladas em diversos pontos da cidade, e reivindica. “O bandido pode ficar com medo de roubar um carro ou uma pessoa, por exemplo, e é bom que o trânsito seja vigiado sempre para evitar problemas. Eu aproveito a reportagem para pedir nem que seja uma câmera dessas perto de onde moro (Vila Erundina). Lá tem muito usuário de drogas e uma escola perto da minha casa foi roubada três vezes só no mês passado”. Cleuza disse se sentir muito insegura onde mora com sua família.

Já o frentista Jordel Pedro, que preferiu não ser fotografado, observou que pode ser satisfatório o serviço de monitoramento na cidade, mas acrescenta que não se sente tão à vontade em saber que está sendo vigiado por onde quer que ande em Catalão. “Esse ‘Big Brother’ me incomoda bastante, sinto perder a minha privacidade”, contou.

De acordo com Adriano Macedo, superintendente municipal de trânsito, as câmeras servirão de instrumento complementar de controle do tráfego. “O monitoramento exerce efeito intimidativo sobre aqueles que se inclinam à prática de atos infracionais. Além disso, o sistema de câmeras servirá tanto para prevenção quanto para esclarecimento de acidentes”, acredita.

Por: Gustavo Vieira com informações da SMTC