Sem categoria

Anglo American realiza 2º módulo do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos Sociais

Spread the love

O escopo da atividade, desenvolvida pela CARE Brasil, aborda Mobilização de Recursos e Redação de Propostas

A Anglo American, em parceria com a ONG CARE Brasil, realizou, de 09 a 12 de setembro, o 2o módulo do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos SociaisNa ocasião, foram abordados temas como as leis de incentivo fiscal e formas de captação de recursos.

A programação da semana contou a realização de uma mesa redonda com a participação de 40 pessoas, incluindo os participantes do curso, dirigentes de organizações catalanas e representantes das empresas Serra do Facão, Vale Fertilizantes e Fundação John Deere, que apresentaram suas políticas de investimento social para recebimento de projetos sociais.

O objetivo da mesa redonda foi promover a aproximação entre as organizações e empresas investidoras na região, possibilitando o conhecimento das políticas de investimento, as prioridades temáticas e territoriais e os procedimentos para apresentação e aprovação de projetos. “A discussão foi bem avaliada pelos participantes, que perceberam as oportunidades existentes na região e se sentiram mais aptos para o relacionamento com estas empresas”, afirma Tatiana Bertolucci, coordenadora de engajamento com o setor privado da CARE Brasil.

“Para nós da Anglo American, o encontro entre o Terceiro Setor e a iniciativa privada é sempre muito positivo, pois amplia ainda mais o conceito de trabalhar em redes para conciliação de necessidades e interesses compartilhados”, comenta a coordenadora de Gestão Social da companhia, Patricia Limeres.

Durante a semana também foram abordados processos de mobilização de recursos com o setor privado e com pessoas físicas, por meio de leis de incentivo. O consultor Daniel Valeriano apresentou aos participantes as principais leis como a Rouanet, na área de cultura, e a Lei de Incentivo ao Esporte, mostrando como funcionam e como podem impulsionar projetos nas cidades de Catalão, Ouvidor e Três Ranchos.

O próximo módulo, “Monitoramento e Avaliação de Resultados”, será realizado de 21 a 24 de outubro. O programa visa aprimorar as ferramentas e práticas de gestão de instituições que implementam projetos sociais desde seu início até o processo de avaliação de resultados e identificação de aprendizagens.

Dentre os objetivos da capacitação estão o aprimoramento da capacidade diagnóstica e de planejamento das organizações, a qualificação para elaboração e gestão de projetos, a instrumentalização dos participantes para ampliar e mensurar a efetividade e visibilidade dos resultados, além do fortalecimento da ação em rede e de contatos entre as organizações.

Sobre a Anglo American

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Johanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders – investidores, clientes, parceiros e empregados – para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Sobre a CARE Brasil

A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações no País em 2001. A CARE Brasil tem a missão de desenvolver comunidades empobrecidas do País, potencializando sua experiência, a diversidade local e seus recursos existentes. Atua como agente catalisador de processos de transformação social na busca de soluções duradouras para o combate à pobreza. Possui três eixos estratégicos de atuação: Educação, Empreendedorismo e Ajuda Humanitária. A organização tem grande preocupação em trabalhar a questão de Gênero e das Mudanças Climáticas. Atualmente, opera em nove estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e sete regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Pará, Maranhão, Ceará e Goiás). Atua, ainda, na resposta e redução de risco de desastres, com projetos na Região Serrana do Rio de Janeiro e nas regiões do Alto Acre e do Alto Purus, e em Francisco Morato, em São Paulo. Em 12 anos, a entidade já apoiou mais de 100 mil pessoas no Brasil. A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional. Com atuação em 87 países, a CARE apoiou, em 2013, mais de 97 milhões de pessoas, melhorando a saúde básica e a educação, combatendo a fome, desenvolvendo o acesso à água potável e a saneamento, expandindo oportunidades econômicas, combatendo as mudanças climáticas e atuando na recuperação de desastres. Na internet: www.care.org.br

Assessoria de Comunicação