Sem categoria

Meninas de 11 a 13 anos devem receber a segunda dose da vacina contra o HPV

Spread the love

vacinao-infant

As meninas de 11 a 13 anos que receberam a vacina contra o HPV em março deste ano, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber a segunda dose. Na primeira fase, a Prefeitura de Catalão conseguiu imunizar cerca de  90% do público alvo, e na segunda fase é esperado o mesmo índice de cobertura vacinal . 
Desde o mês de setembro as vacinas estão dispostas nos postos de saúde para as adolescentes que ainda não receberam a dose, e as que não tomaram a primeira podem ser imunizadas agora também. Para tanto, é importante apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Já a terceira tem será oferecida em 2019.
Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
A vacina que será usada pelo SUS tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero. A imunização, porém, é preventiva, ou seja, não dispensa o uso de camisinha durante a relação sexual. A vacinação contra o HPV é uma precaução do câncer de colo do útero. Não é terapêutica, portanto, é recomendada como uma medida preventiva e não curativa. A vacina não substitui a realização do exame preventivo (Papanicolau) nem o uso de preservativos.
 
Por: Gustavo Vieira/Foto: ilustrativa