Sem categoria

John Deere anuncia demissão de 150 funcionários em Catalão

Spread the love

A John Deere, montadora de maquinários agrícolas com filial em Catalão, anunciou nesta semana a demissão de cerca de 150 funcionários  e a notícia pegou de surpresa o Sindicato dos Metalúrgicos da Catalão (SIMECAT).

A justificativa da empresa para o sindicato foi de que seus lucros caíram drasticamente e por isso a necessidade das dispensas. O SIMECAT, por meio de nota, disse repudiar a atitude da multinacional e convocou uma manifestação com os trabalhadores na manhã de quinta-feira (16), na porta da fábrica.
O foco das demissões serão os trabalhadores do regime de banco de horas, aproximadamente 120. Uma tentativa que a multinacional está estudando para enfrentar a retração nas vendas sem que isso resulte em fechamento de postos de trabalho, é conceder férias coletivas aos seus empregados; alternativa essa também conhecida como lay-off – podendo ser vista ainda como a redução temporária dos horários ou suspensão dos contratos de trabalho para adequação de mercado.
Essa medida tem a vantagem de permitir que a empresa se ajuste a eventual redução na demanda, diminuindo temporariamente os seus custos e proporcionando uma rápida recuperação da produção na hipótese de melhoria do cenário econômico. Não obstante, o lay-off precisa ser devidamente negociado entre empresa e o sindicato da categoria.
A mesma situação quase vivenciou a Mitsubishi Motors, também com filial em Catalão. A fabricante japonesa, que vem enfrentado forte crise financeira, anunciou oficialmente o cancelamento das férias coletivas de cerca de 3 mil trabalhadores que estavam previstas para o período de 14 a 24 de outubro. A proposta só não se concretizou devido sua recuperação momentânea, tanto na produção quanto no mercado.
O SIMECAT se colocou contra as demissões e disse que definirá durante o ato de protesto os rumos para uma possível negociação. 
 
Por: Gustavo Vieira