Sem categoria

Empresa que opera as Áreas Azul e Verde em Catalão considera positivo o início do serviço

Spread the love

2014-11-07 13.11.21

O sistema de Área Azul e Área Verde está funcionando desde o dia 5 de novembro nas ruas e avenidas do centro de Catalão, gerando insatisfação e ao mesmo tempo conforto por parte especialmente dos comerciantes.

Alguns estão reclamando que os clientes não param para fazer suas compras pela cobrança abusiva de vagas de estacionamento, outros já atribuem ao sistema o aumento de pessoas nas lojas. Os motoristas também seguem com opiniões divididas.

O gerente operacional da Explora (Exp) Parking, Marcelo Silva, contou que mesmo tendo iniciado a cobrança por estacionar nas vagas públicas, a empresa continua a orientar a população do uso correto do serviço. “Diferente do que tem sido noticiado por aí, ainda estamos orientando a população e ao invés de multas o condutor está sendo advertido pelos órgãos de trânsito. Ninguém foi multado ainda”.

Marcelo explicou que os monitores da Exp Parking e ela própria não tem poder de polícia ou de fiscalização, e que por isso não tem autoridade para aplicar multas. Ele observou que quando um cidadão incorre em uma situação de desacordo com as políticas da empresa, como estacionar sem o pagamento prévio do atendimento, “os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) são acionados ou até mesmo a polícia para averiguação do fato. Nós somos apenas agentes públicos e não temos esse poder, apenas monitoramos as vagas de estacionamento”, completou.

Com relação a queda no movimento na parte central da cidade, tanto de veículos quanto de pedestres, Marcelo disse que esse resultado era esperado justamente por impedir que milhares de automóveis ficassem o dia inteiro ocupando espaço nas vias. “Esses carros e motos eram dos funcionários e lojistas que ficavam lá o dia inteiro. Com mais espaço (vaga) você chega, faz o que quer e vai embora sem qualquer problema”.

Marcelo disse também saber da resistência de muitos com relação a democratização das vagas de estacionamento na cidade, “mas esses que são contrários é que preferem que continuasse como estava, com seus veículos parados lá o dia inteiro congestionando o trânsito e impedindo que mais pessoas pudessem estacionar. Agora, temos observado melhoras nisso aí” salientou.

Com relação aos custos de R$ 2,25 e R$ 1,50 por hora nas Áreas Azul e Verde, respectivamente, valores reclamados massivamente pela população como altos demais, o poder público municipal já se mostra preocupado com isso e deverá em breve estudar novas tarifas para serem aplicadas.

Com matriz em Brasília, a Exp Parking atende em Catalão por uma filial localizada na Avenida 20 de Agosto, nº 1.773, sala 25, Galeria Antônio Ribeiro, Centro.

Por: Gustavo Vieira