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Telefonia fixa e demora nos bancos são os gargalos do Procon de Catalão

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O Procon de Catalão, órgão de proteção e defesa do consumidor, intensificou as ações de fiscalização no comércio da cidade desde o fim do ano anterior com a troca do diretor da instituição. O advogado Cássius Costa substituiu o agora vereador Célio Almeida.

De acordo com Costa, as maiores reclamações são contra a telefonia fixa e os serviços de call center. Segundo ele, esse tipo de queixa nos dias de hoje é mais recorrente do que se imagina. “Por incrível que pareça, mesmo com o avanço da telefonia móvel, aproximadamente 60% das queixas contra as operadores são da linha fixa. Se o consumidor se sentir lesado por qualquer irregularidade, seja também pelos serviços do celular, internet e outros, ele pode procurar o Procon. Nós temos acesso direto à todas as empresas e podemos resolver rapidamente o problema do consumidor”.

Costa observou ainda o descaso de grande maioria das agências bancarias na cidade, que, segundo ele, teimam em não cumprir a lei municipal que estabelece o tempo máximo de espera de 20 minutos em dias normais, e de 30 minutos em vésperas e depois de feriados prolongados. “Os bancos antigamente não ofereciam lugares para as pessoas se sentarem, não havia senha para o controle dos clientes e nem bebedouros. Hoje a realidade aqui é outra graças a meu antecessor (Célio), que exigiu essas adequações. Com relação ao tempo de espera nós já aplicamos cerca de 40 multas e estamos buscando resolver isso, mas é preciso que o cidadão denuncie, coisa que ele não faz”, contou. Costa disse que apenas uma unidade bancaria cumpre a referida lei, mas ele não quis citá-la para não prejudicar suas concorrentes.

As punições previstas em lei e de acordo com a gravidade de cada infração encontrada, os custos podem girar de R$1,70 a até R$5.700,00. Em caso de reincidência, os valores são ainda maiores.

Costa recomenda que para denuncias e orientações, o consumidor pode contatar o órgão pelo 3442-6242.

Por: Gustavo Vieira