Sem categoria

Vacinação contra o HPV será iniciada na próxima semana, em Catalão

Spread the love

saude20141211

Foi dado início hoje (03) a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, e a ação ampliará a vacina para as meninas de 9 a 11 anos de idade. O governo informou também que as portadoras de HIV, que estão na faixa etária dos 9 aos 26 anos, também podem receber a vacina, que passa a ser oferecida em todas as unidades básicas de saúde, escolas e centros de referência. A meta é vacinar 155 mil mulheres somente em Goiás.

Em Catalão, o programa só deve ser iniciado na semana que vem, contou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Luciana Martins da Silva. “Ainda estamos nos estruturando, os profissionais ainda estão sendo treinados e por conta da logística começaremos na próxima semana. As doses da vacina já foram entregues ao município, só que não foram distribuídas para o locais de vacinação e não sabemos também se os postos de saúde serão os únicos pontos de imunização”.

A vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação, em primeiro março de 2014 para meninas de 11 a 13 anos de idade com primeira dose, e em 1º de setembro de 2014, foi ofertada a segunda dose. Goiás alcançou cobertura vacinal na primeira dose de 104 % e 50 % na segunda dose.

Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 mortes.

O HPV está associado ao desenvolvimento do câncer de colo de útero, que é considerado a terceira principal causa de morte por neoplasias na população feminina, vitimando fatalmente mais de 5.200 pessoas por ano.

Por: Gustavo Vieira