Sem categoria

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente delibera recurso para o CETAS

Spread the love

resgate-fauna-cetas-marcos_hermes-dez08

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, por meio do Presidente Éder Cássio e membros do Conselho Municipal, aprovou nessa terça-feira, dia 26, uma verba do Fundo Municipal do Meio Ambiente para financiar a implantação de recintos para animais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

O CETAS é um órgão gerenciado pelo Ibama ou por outras instituições ambientais, com o objetivo de tratar e reintroduzir no meio ambiente os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação. Ao chegar no CETAS, o papel da equipe é identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização.

Todo animal silvestre que é levado para o CETAS tem sua espécie identificada, é avaliado e, caso necessário, é tratado para ser destinado preferencialmente para programas de soltura. Nos casos em que o animal não tem mais condições de ser solto na natureza, ele poderá ser destinado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos. Vale lembrar que animais silvestres encontrados, só podem ser criados ou domesticados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem.

Para Éder Cássio, aprovar essa verba para a compra de recintos do CETAS é de extrema importância: “É importante que a estrutura do CETAS esteja sempre bem equipada para amparar e cuidar dos animais provenientes de resgates, apreensões e entregas voluntárias, dando-lhes uma destinação apropriada. Juntamente com os conselheiros, sinto-me honrado em poder ajudar na deliberação para a compra desses equipamentos ao Centro de triagem”, declara.

O recurso para financiar a implantação de recintos para o Centro de Triagem de Animais Silvestres- CETAS, foi no valor de R$ 88.985,17, repasse que foi deliberado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e aprovado pelo COMDEMA.

O interessado na entrega de um animal silvestre deverá procurar o CETAS que fica na SEMAC- Secretaria de Meio Ambiente de Catalão, antigo IBAMA.

Do COMDEMA