Sem categoria

Garotinha precisa urgentemente de doação de medula óssea

Spread the love

11377221_1623928637822689_695862701288204681_n

O Hemocentro Regional de Catalão (Hemocat) está precisando urgente de doações de sangue e cadastros para doação de medula óssea. Especialmente para a segunda necessidade, a instituição levanta uma campanha em prol da pequena Ana Júlia, na foto, que é portadora de uma doença rara, a Anemia de Diamond Blackfan (DBA).

A doença pode ser detectada logo após nascimento até os primeiros 18 meses de vida, sendo causada por uma falha na medula óssea. É caracterizada por uma ausência da capacidade de produzir glóbulos vermelhos, necessários para transportar oxigênio pelo corpo.

O Hemocat está empenhado na busca de conseguir cadastros para a doação de medula óssea para Ana Júlia e demais pacientes. Para se cadastrar é preciso ter entre 18 e 54 anos, não ter doenças hematológicas ou infecciosas e não precisa estar em jejum.

O interessado precisa apresentar um documento pessoal para o preenchimento de um formulário com dados pessoais, e uma amostra de sangue para testes que determinam as características genéticas necessárias será coletada para saber a compatibilidade entre o doador e o paciente receptor.

Em sua página no Facebook, a direção do Hemocat informa que medula óssea não tem nada haver com coluna vertebral, e que apenas 5m de sangue são necessários para a realização da verificação de compatibilidade.

O Hemocat está localizado à Rua Osório Vieira Leite n° 78 – Bairro São João, e funciona de segunda a sexta das 7h às 16h sem intervalo para o almoço Para mais informações o telefone: (64) 3411-3730.

Saiba mais

De acordo com os especialistas no assunto, cerca de um terço dos pacientes com esta doença apresenta distúrbios de desenvolvimento como macroglossia, lábio leporino, defeitos craniofaciais, anormalidades de membros superiores ou nos polegares, defeitos cardíacos, retardo no crescimento e mal formações urogenitais. Há um modesto aumento no risco para leucemia e neoplasias.

Na maioria dos casos, a DBA ocorre esporadicamente. Em gerações subsequentes, o padrão de herança é geralmente autossômico dominante. A incidência é de 5 a 10 a cada 1.000.000 de nascimentos.

A causa exata não está clara, mas o problema parece ser uma falha em um dos estágios iniciais da produção de glóbulos vermelhos, a qual pode ocorrer ainda na vida intrauterina. Em até 25% das crianças afetadas há uma falha no gene chamado RPS19 (19q13.2), que leva a um defeito na biogênese ribossômica. (Fonte: centrodegenomas.com.br).

Por: Gustavo Vieira