Sem categoria

10% dos veículos licenciados em Catalão estão em situação irregular

Spread the love

2015-06-24 08.25.30

Através de parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC), Catalão conta provisoriamente com novo equipamento para auxiliar no trabalho durante as operações de trânsito. Conhecido como “radar inteligente” ou “radar dedo duro”, o equipamento é capaz de captar uma imagem da placa de cada veículo e puxar a situação atual do mesmo. Isso inclui documentação atrasada, queixas de furto e roubo.

O equipamento, que na verdade se chama OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), é composto pelo radar (câmera), um notebook e bateria e é interligado às redes dos órgãos do Estado. “Ele identifica a placa do veículo e encaminha para o banco de dados da Polícia Militar. O operador do aparelho receptor, que fica em uma das bases (blitz) policiais, recebe o retorno dessas informações para fazer a abordagem ao veículo irregular”, disse o assessor de comunicação do 18º BPMC, tenente Fernandes.

Equipes da Sefaz, durante as blitzes, emitem boletos para os inadimplentes quitarem seus débitos, “sendo que o veículo fica retido no bloqueio até o pagamento do imposto. Se ele não fizer isso seu bem deverá ser removido para o pátio da SMTC”, explicou Fernandes.

De acordo com a Sefaz, Catalão conta com frota de aproximadamente 70 mil veículos e 10% desse total está em situação irregular, gerando dívida com o Estado em torno de R$ 4 milhões.

Não foi divulgado até quando o OCR ajudará nas operações de trânsito, mas a Sefaz já realizou a mesma atividade em Rio Verde, Itumbiara, Jataí e outros municípios do interior, e vem utilizando o equipamento continuamente há cerca de 20 dias em Goiânia.

Por: Gustavo Vieira