Sem categoria

Exame preventivo está indisponível via SUS, em Catalão

Spread the love

papa11

Há cerca de um mês exames de Papanicolau não estão sendo realizados em Catalão. O problema veio à tona por causa dos relatos de pacientes, que apontaram que em todos os postos de saúde do município o serviço não vem sendo oferecido.

Sem ter o que fazer a população tem que recorrer a consulta particular – quem pode pagar, é claro, – que custa cerca de R$ 200,00. O secretário municipal de Saúde, Dr. Antônio Abadio, alega que a situação será resolvida o quanto antes, mas que a burocracia, especialmente, tem sido grande atravancador na busca de soluções. “O que acontece é que estamos precisando fazer contratação de pessoal para cargos administrativos da Pasta, e isso tem dificuldade todo o processo. Outra coisa também que vem emperrando é a questão licitatória, porque devemos buscar uma empresa que faça o trabalho e isso demanda tempo”, contou Abadio.

Ele contou ainda que os municípios da região podem não estar cumprindo com suas obrigações nesse sentido, o que seria mais um empecilho para sanar o problema,  uma vez que são conveniados com Catalão no que diz respeito ao atendimento público de saúde.

Com tudo isso, as catalanas que buscam marcar exames preventivos via Sistema Único de Saúde (SUS) não estão conseguindo agendar as consultas, e Abadio não precisou quando o serviço será normalizado. A falta de materiais para coleta, além de uma série de fatores pontuais, não têm possibilitado os exames.

Da importância do exame

O Papanicolau é um exame muito importante, que tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Também chamado de preventivo, ele deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Caso o resultado seja negativo por três anos seguidos, o intervalo pode aumentar de acordo com a orientação médica.

 Apesar de ser um procedimento simples e barato, pesquisa divulgada em 2010 pelo Instituto nacional do Câncer (Inca) revela que 20% das mulheres brasileiras ainda não fazem o exame preventivo. Isso é bastante preocupante porque o exame é de extrema importância e o poder público disponibiliza a estrutura necessária para que todas tenham acesso a ele.

Por: Gustavo Vieira