Sem categoria

Locação de imóveis em Catalão caiu até 20% devido à crise

Spread the love

deolhoemgravatá

O setor imobiliário em Catalão vive hoje uma realidade diferente de alguns meses atrás. A crise que assola a economia brasileira refletiu no município e hoje o panorama para os corretores de imóveis não é nada confortável.

Como o preço dos alugueis caiu em muitas cidades para não comprometer drasticamente os ganhos do mercado, o que tem tido queda por aqui é a demanda por moradias e espaços comerciais.

O corretor e proprietário de uma empresa do setor, Luciano Inácio, afirma que a crise econômica no país ajuda consideravelmente para a diminuição da procura por aluguéis na cidade, mas que outros fatores também devem merecer atenção. “O panorama atual ilustra que o momento é de perspectiva de redução e que ocorra uma estabilização dos preços na cidade. Os locatários que estão com contratos a vencer já estão verificando a possibilidade de pedir para os locadores uma redução no preço ou que eles se mantenham, que não passem por reajustes, visando que esse imóvel não fique desocupado. Um imóvel fechado traz sérios prejuízos ao proprietário. É perder investimento”, afirmou.

Outro quesito negativo colocado por Luciano diz respeito à administração municipal não valorizar o comércio local. Segundo ele, é preciso que os recursos financeiros da cidade sejam investidos nas empresas aqui instaladas, o que possibilita geração de emprego e melhoria na renda da população. “Se ele não faz isso surge o efeito cascata e a dificuldade financeira acaba pegando todo mundo”, explicou.

Luciano disse que, além das duas situações reclamadas, a greve do Campus Catalão da UFG (Universidade Federal de Goiás) também tem parcela de culpa no aumento de casas e pontos comerciais sem uso. “Tem quase quatro meses que a universidade está paralisada. Como sempre houve intensa rotatividade de estudantes na cidade, uns saindo e outros entrando, isso deixou de acontecer como antes porque a universidade está em greve. Hoje temos republicas aí com vários quartos que há meses não são ocupados, e aqueles que dependem deles para tocar seu negócio estão encontrando dificuldades para se manter”.

De acordo com dados de algumas imobiliárias de Catalão, a procura por locação nos últimos meses caiu até 20% em relação ao mesmo período do ano anterior, número que também se reflete na venda de casas, apartamentos e terrenos.

Luciano contou que os negócios devem melhorar a partir do início do ano seguinte.

Por: Gustavo Vieira