Sem categoria

Eleição suplementar em Pires do Rio tem cinco nomes registrados

Spread the love

eleicoes2010

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) depois de ter cassado os diplomas do prefeito de Pires do Rio, Luiz Eduardo Pitalunga, o Gude, e de seu vice José Antônio Silva, por abuso de poder de autoridade e captação ilícita de sufrágio (compra de votos), entre outras irregularidades, agora, pretende que a cidade tão logo tenha novo prefeito.

Hoje, o município é administrado pelo presidente da Câmara Municipal, Ruimar da Lajota (PSD), e por isso, o TRE-GO definiu nova eleição na cidade para o dia 1º de dezembro de 2013, algo inédito para a cidade e região.

Com a cassação Gude e José Antônio estão impossibilitados de concorrer eleições e ocupar cargos públicos por oito anos, como prevê a lei da Ficha Limpa.

O então ex-prefeito também é citado em esquema de fraude em fundos de previdência, articulado em vários estados brasileiros e que foi desbaratada pela operação Tarja Preta, do Ministério Público. Mas isso não está ligado à sua saída da prefeitura; o que negativamente não deixa de pesar ainda mais em sua vida pública.

Para concorrer ao pleito cinco nomes se registraram junto ao TRE-GO dentro do prazo, expirado na última segunda-feira, 28. E são eles: Júlio Auto Peças (PMDB); Ruimar da Lajota (PSD); vereadora Cleide do Gula´s (PTdoB); Rondon Braga (PDT) e Cida Tomazini (PSDB).

Ontem, terça-feira (29), aconteceu à apreciação e homologação dos registros de candidatura dos interessados. Como em Pires do Rio, quase 80 municípios no país devem ter ou já tiveram eleições suplementares para prefeito e vice esse ano.

 

Por: Gustavo Vieira