Sem categoria

Período de vacinação contra a febre aftosa e a raiva está terminando

Spread the love

images

Começou no início deste mês a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa e a Raiva,  seguindo até o dia 30, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Goiás, a meta é vacinar aproximadamente 10 milhões de bovinos e bubalinos de um rebanho estimado em cerca de 22 milhões de cabeças.

A primeira etapa da campanha ocorreu no primeiro semestre deste ano. A iniciativa é conduzida pelo Mapa, por meio da Secretaria de Defesa Animal (SDA) e das Superintendências Federais de Agricultura (SFA), em conjunto com os serviços veterinários estaduais – no caso de Goiás a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Também devem ser vacinados contra a raiva, além dos bovinos e bubalinos, equídeos e caprídeos, com idade até 12 meses, dos 120 municípios considerados de alto risco para a doença no Estado, cuja lista pode ser encontrada no site da Agrodefesa, como explicou a própria agência.

Lúcio Costa e Silva, fiscal da Agrodefesa Regional de Catalão, contou que o produtor deve se preocupar com a vacinação de todos os animais visados pela ação. “A vacinação é obrigatória e se estenderá até o último dia de novembro. O produtor terá que comprovar que imunizou seus animais por meio da nota fiscal eletrônica, não sendo mais aceita a feita de próprio punho. Ele tem até dia 4 dezembro para apresentar a declaração e a nota para confrontarmos todos os dados que temos”, disse.

Caso o produtor descumpra as medidas com relação a febre aftosa, ele poderá ser multado em R$ 7,00 por cabeça podendo o animal ser abatido. O valor pode dobrar em caso de reincidência. Também existe severa punição para aqueles que não vacinarem os outros animais alvo da campanha.

Por: Gustavo Vieira