Sem categoria

Jardel se defende em relação a pesquisa do Ministério Público Federal

Spread the love

Jardel-1

O Ministério Público Federal realizou recentemente pesquisa alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado oficialmente em 9 de dezembro. O Ranking Nacional da Transparência, matéria em questão, foi divulgado pelo órgão nesse dia.

Com base em um questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), o MPF levantou dados dos 5.568 municípios do Brasil, no período de 08 setembro a 09 outubro de 2015, com a finalidade de mensurar o grau de cumprimento da legislação por parte dos municípios e estados. O índice leva em consideração aspectos legais e boas práticas de gestão, incluindo a divulgação de informações sobre receitas, despesas e licitações.

O MPF definiu que Catalão ocupa a 120ª posição, com 4,40 pontos em um ranking de 0 a 10. Dessa forma, o polo financeiro do sudeste goiano está e muito longe do melhor pontuado do estado que foi Anápolis, com nota 9,10. Nenhum município de Goiás levou 10.

A reportagem consultou o prefeito Jardel Sebba (PSDB) sobre a questão, e ele, seguro de si, contou que  sua administração não foi bem avaliada pela apuração do MPF por um pequeno descuido de sua gestão: “Isso aí é uma dificuldade que nós temos… eu pedi a Secretaria de Administração que colocasse tudo no Portal da Transparência. Não tem nada rigorosamente que a sociedade não possa tomar pé, talvez tenha sido uma falha em  poder passar os dados para o Portal da Transparência. Nossas licitações, nossos pregões, tudo tem transparência total; talvez nós não tenhamos condição ou habilidade de colocar tudo no Portal da Transparência”, explicou.

Indagado também sobre os vereadores de oposição sustentarem com frequência que ele não governa com clareza, que não acreditam em sua boa-fé com o erário público, Jardel disse que esse mal é de seus desafetos políticos e não seu. “Eu estou sempre aberto ao dialogo, à conversa. Eles é que não me procuram, não se abrem, são adeptos do quanto pior melhor e isso não pode ser assim. Eles só pensam em eleição, eu em trabalho”, acrescentou.

O município que conseguiu melhor pontuação (e nem foi tão boa assim) no entorno de Catalão foi Ipameri, tendo alcançado 5,70. Ouvidor vem em seguida com 5,30, depois Davinópolis com 4,70, seguido de Cumari e Nova Aurora (4,60), Campo Alegre de Goiás (4,20), Três Ranchos (3,50), Anhanguera (3,10) e Goiandira (2,20).

A cidade melhor rankeada em toda a região Sudeste de Goiás foi Pires do Rio, que apresentou 8,00 pontos – a quarta melhor colocação do estado. As demais são: São Miguel do Passa Quatro (5,00), Cristianópolis (4,70), Santa Cruz de Goiás (4,70), Santa Helena (4,30), Corumbaíba (3,90), Gameleira de Goiás (3,60), Orizona (3,50), Silvânia (2,90), Leopoldo de Bulhões (2,20), Vianópolis (1,80) e Palmelo (0,60).

Entre os estados e o Distrito Federal, Goiás é o 15º  colocado com 6,80, já o Espírito Santo, o mais bem posicionado, recebeu 10. Entre as capitais, Goiânia é umas das menos transparente do país (6,40) e Porto Alegre a mais (10). A pior é Palmas (3,70).

Mais informações aqui.

Por: Gustavo Vieira