Sem categoria

Vereadora diz que o SUS está indisponível em Catalão

Spread the love

red-white-danger-sign-17481494

O único hospital público de Catalão e que abrange pacientes de toda a região não está atendendo pelo SUS há algum tempo. A denúncia foi feita na sessão de ontem (02) da Câmara Municipal pela vereadora Regina Félix (PSDB), que foi comunicada do problema por profissionais da área.

Praticamente todos os serviços estão suspensos e a vereadora, que há muito militou na saúde em Catalão, relatou a situação na tribuna da Câmara, exigindo uma medida para impedir que a população mais carente continue sem atendimento médico “Eles só atendem pelo SUS se o problema for de extrema gravidade, caso contrário só particular mesmo. Aí eu pergunto: o pobre tem condições de pagar?”, indaga a edil.

O motivo da suspensão do atendimento na rede pública de saúde seria pelo baixo custo pago por procedimentos como exames e cirurgias. De acordo com Regina, para cada atendimento, respectivamente, o governo paga R$ 5,00 e R$ 40,00.

A reportagem entrou em contato com a direção da Santa Casa de Catalão que informou apenas que os atendimentos pelo SUS estão sendo oferecidos normalmente, mas as explicações repassadas dão a entender que os serviços ou parte deles podem mesmo ter sido descontinuados. “Quais são as especialidades? É muito vago dizer que não estamos atendendo na rede pública, sendo que está tudo funcionando”, disse uma funcionária cujo a identidade será preservada.

No caso dos hospitais Nars Faiad e São Nicolau, mesmo que particulares, – por lei – também recebem demandas através do SUS e não deixaram de atender pacientes, como informou a gerência de cada uma das empresas.

Por: Gustavo Vieira