Sem categoria

Estudantes da UFG estão assustados com onda de assaltos

Spread the love

DJI00062

Por conta do frequente número de assaltos nas proximidades da Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, os estudantes e pessoas que vivem na região reclamam da insegurança no local. A sensação de medo é agravada no período noturno com ruas e avenidas próximas sem iluminação.

Entre os universitários não é difícil encontrar quem já tenha sido assaltado ou que conheça uma vítima da violência. “Todas as noites praticamente, quando os estudantes estão saindo, os assaltos acontecem. À luz do dia mesmo isso vem acontecendo”, revelou uma estudante de Engenharia de Minas que preferiu não ter o nome divulgado.

A estudante de Letras, Larissa Fernandes, contou que o medo impera entre os universitários há algum tempo. “Estamos todos com muito medo e não posso parar de estudar por isso. Ontem (23/2) mesmo duas pessoas foram assaltadas e perderam notebook e celular, e o pior de tudo é que o Batalhão da Polícia Militar está ali do lado e nem por isso intimida os bandidos”, afirma.

Ranielle Sindell, do curso de Ciências da Computação, apontou que outro agravante é a falta de iluminação nas ruas e avenidas próximas da universidade. “Tem noites que a maior parte delas estão ligadas, tem noites que a maior parte não funciona, além de terem poucas luzes. Se você precisar de ajuda ali pra qualquer emergência de roubo e afins pode esquecer. É bem sinistro!”

Vários universitários reclamam também de dano causado aos veículos estacionados nas vias.

2015-07-16-09.01.501

Polícia Militar faz ações preventivas

De acordo com o assessor de comunicação do 18º BPM, aspirante oficial Roldão, a polícia está presente na região 24 horas por dia e realiza ações de prevenção ao crime. “Ininterruptamente estamos trabalhando para garantir segurança à sociedade e na região da universidade o policiamento é constante. É importante que todos saibam que o trabalho da polícia é ostensivo, mas também preventivo, ou seja, é preciso que o cidadão não espere o crime acontecer, que ele denuncie pessoas em atitude suspeita antes de o pior acontecer”, conta.

Outra orientação muito valiosa repassada por Roldão ensina que é importante não expor objetos de valor como celulares e outros eletrônicos, acessórios chamativos e grande quantidade em dinheiro. “Não reaja nunca em caso de assalto. Tente manter a calma e acione o 190”, pontua.

Roldão recomenda que os estudantes saibam também o número de telefone da viatura policial que constantemente faz ronda no local, que é o (64) 9971 1411 (WhatsApp). Ele lamenta que a iluminação pública venha dificultando o trabalho policial.

Por: Gustavo Vieira