Sem categoria

Católicos estão em tempo de oração

Spread the love

Sem título

Desde o dia 10 de fevereiro, Quarta-feira   de  Cinzas,  católicos  estão   vivendo  o  tempo  quaresmal.   Que significado  tem  a  Quaresma  e que apelos ela trás para o fiel?

A reportagem buscou saber de quem entende do assunto, e o vigário da Paróquia São Francisco de Assis, padre Murah Rannier Peixoto Vaz, foi quem deu explicações. Segundo ele, a palavra quaresma está ligada a ideia de quarenta dias.

“Por volta do ano 350 d. C. os cristãos estenderam para quarenta dias a preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. Surgia assim a chamada Quadragésima, que em português significa Quaresma. Entre os muitos significados que os antigos  davam  ao número 40, um nos interessa de modo particular: o de indicar o período de preparação (mais ou menos longo) em vista de um grande acontecimento. Seguindo o pensamento bíblico, a nossa Quaresma significa um tempo especial de preparação para o maior acontecimento do cristianismo, ou seja, a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Murah lembrou e pontuou momentos narrados pela bíblia que contam períodos quaresmais importantes: “Por exemplo, no Antigo Testamento: o dilúvio durou 40 dias e 40 noites, e foi a preparação para uma nova Humanidade (cf. Gn 7, 17s); 40 anos passou o povo de Israel no deserto, preparando-se para a entrada na terra prometida; por 40 dias fizeram penitência os habitantes de Nínive, antes de receber o perdão de Deus (cf. Jn 3);  40 dias e 40 noites caminhou Elias, até alcançar a montanha de Deus (cf. 1Rs 19, 8); no Novo Testamento, por 40 dias e 40 noites jejuou Jesus, como preparação para sua missão (cf. Mt 4, 2; Mc 1, 13; Lc 4, 2).”

Aos fiéis é recomendado que a Quaresma deve ser vivida com muita reflexão, oração e com atitudes que aproximam ainda mais de Jesus Cristo. Também durante este período, os cristãos se preparam para a grande festa da Páscoa, em 27 de março, momento que dá encerramento ao período santo.

Por: Gustavo Vieira