Sem categoria

Catalão retoma vacinação contra H1N1 nesta segunda-feira

Spread the love

vacinacao

Doses da vacina estão disponíveis em cinco Unidades de Saúde de Catalão, com divisão dos grupos prioritários da campanha

A Campanha de Vacinação contra a Influenza A/H1N1 será retomada em Catalão, na próxima segunda-feira, 2 de maio, a partir das 13h. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 3.410 doses da vacina para atender o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde. A meta de imunização é de 19.132 pessoas, dentro dos grupos prioritários definidos. Em Catalão, a vacinação começou no dia 12 de abril, e em quatro dias, atingiu 48% da meta estipulada, com a aplicação de 9.200 doses. Novas remessas devem acontecer até 20 de maio, término da campanha.

De acordo com Luciana Martins Ramos, coordenadora da campanha pela Secretaria Municipal de Saúde, a Gerência de Imunização do Estado enviou um memorando para as Regionais de Saúde, afirmando que ficaria a critério de cada município a definição das estratégias de vacinação contra o H1N1. “Optamos em reunião com o secretário de Saúde Clayton Peixoto, por disponibilizar a vacina em cinco Unidades de Saúde da cidade, com divisão dos grupos prioritários, para evitar aglomerações e transtornos aos cidadãos, e também devido ao número de vacinas que recebemos nesta remessa”, explicou.

O memorando também recomendou que cada cidade decidisse pela realização ou não do dia “D” da campanha, que seria neste sábado, 30 de abril. “Não estava certa a data de chegada da segunda remessa de vacinas, então não daria para confirmarmos o dia “D”. A Regional de Saúde só recebeu as doses na quarta-feira, e o repasse para a Secretaria de Saúde foi nesta sexta-feira. Não haveria tempo hábil para programação do dia “D” no sábado, 30, e também doses suficientes para um dia inteiro de imunização”, salientou a coordenadora.

Luciana ressaltou que a vacina estará disponível nas cinco Unidades de Saúde de Catalão: UBS do bairro São João, Hospital Materno Infantil, Centro de Pediatria, UBS Paulo de Tarso, na Vila Liberdade e Caic São Francisco de Assis. Os grupos prioritários são crianças de seis meses a quatro anos de idade, trabalhadores da área de saúde, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes em qualquer idade gestacional e mulheres até 45 dias após o parto. “A partir das 13 horas, as doses já serão aplicadas. Quero lembrar que a vacinação segue até 20 de maio, então receberemos outras remessas. Os grupos prioritários serão atendidos dentro da meta que temos até o final da campanha”, pontuou.

Em relação aos portadores de doenças crônicas e de condições especiais, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que é preciso apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. “Pessoas com doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias, câncer, por exemplo, devem antes passar por um médico, lembrando que as Unidades de Saúde têm médicos atendendo todos os dias. Mas, a prescrição deve conter a justificativa da necessidade da vacina”, frisou Luciana.

A campanha de imunização contra o H1N1 é de iniciativa do governo federal, que controla a distribuição dos lotes de vacinas para o governo estadual. O Governo de Goiás, por sua vez, repassa-as aos órgãos regionais de Saúde, que disponibiliza as vacinas para a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela aplicação das doses.

Confira a distribuição das vacinas por grupo prioritário:

UBS do Bairro São João: vacina disponível para idosos, acima de 60 anos.

Hospital Materno Infantil: vacina para as mães em até 45 dias após o parto e gestantes em qualquer idade gestacional.

Centro de Pediatria: vacina para crianças de 6 meses até 4 anos, onze meses e vinte nove dias.

UBS Paulo de Tarso, na Vila Liberdade: vacina estará disponível para os trabalhadores da Saúde, que deverão levar carteira de trabalho ou crachá de identificação.

CAIC São Francisco de Assis: vacina para doentes crônicos, portando prescrição médica.

ASCOM / Prefeitura