Sem categoria

Hemocentro de Catalão realiza campanha de doação de sangue em ato comemorativo

Spread the love

Hospitalhaços_Doação+de+sangue

No período de 25 a 30 de novembro, comemora-se a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para lembrar a data, o Hemocentro Regional de Catalão (Hemocat) realiza várias atividades para homenagear os doadores de sangue, e também atrair aqueles que ainda não usaram desse ato de cidadania que salva vidas. Oficialmente a data é comemorada no dia 25.

O diretor técnico do Hemocentro, Celmo Antônio de Araújo, explica que essa é uma das ações desenvolvidas durante a Semana do Doador. Ele reforça a necessidade da população realizar as doações principalmente agora com a proximidade das datas festivas de final de ano, período que eleva consideravelmente o consumo das bolsas de sangue.

Podem doar pessoas de 16 a 69 anos de idade que não estejam gripadas, não tenham doenças como hepatite e estejam se sentido bem. Celmo explicou ainda que as mulheres podem doar sangue três vezes ao ano e os homens quatro.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a captação de sangue de 3 a 5% da população no ano, para que seja possível atender às necessidades transfusionais. Em Catalão, de acordo com Celmo, as doações chegam a 300 por mês, 3.600 por ano, ou seja; número esse que representa 4% da população da cidade que conta com cerca de 90 mil habitantes.

Esse índice parece ser interessante, mas não é confortável quando se observa que o Hemocat abrange mais 17 cidades que compõe a região da Estrada de Ferro, setor que corresponde parte do Sudeste de Goiás com mais de 200 mil moradores. Diante disso, a coleta de sangue cai para abaixo de 2%.

No Brasil, a cada 2 minutos, uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, e aproximadamente 1,5% da população brasileira é doadora. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas e o processo de doação dura cerca de 1 hora.

Para os que sensibilizarem com a calça o Hemocat está localizado na Rua Osório Vieira Leite, nº78, Bairro São João, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem intervalo para o almoço e, no sábado, das 7h30 às 11h. O telefone para contanto é (64) 3411-3730.

 

 

Por: Gustavo Vieira