Sem categoria

Anglo American promove ações em benefício de seus empregados

Spread the love

Empregados

Promover ativamente a saúde, a segurança e o bem-estar dos empregados é uma das prioridades da Anglo American em suas operações ao redor do mundo. Com esse foco, a empresa investe em uma série de atividades, programas e ações que auxiliam os empregados em sua rotina diária, orientam nas questões pessoais, esclarecem sobre saúde e ainda abrem um canal transparente para que eles possam identificar problemas e buscar soluções dentro da companhia.

Saúde e segurança

Nas operações de Nióbio e Fosfatos, localizadas em Catalão e Ouvidor (GO), a empresa desenvolve uma política interna sobre álcool e drogas para evitar que o uso abusivo dessas substâncias gerem  riscos aos empregados em suas atividades diárias. A Anglo American adota a prática de avaliação toxicológica por meio de exames de testagem.

Com as análises, realizadas em empregados e contratados por meio de exames de urina ou através da técnica de ar expirado, é possível identificar o uso de drogas ou álcool no organismo. Os testes são realizados por sorteios aleatórios e já ocorrem há mais de 10 anos nas operações da Anglo American em Goiás. A testagem contempla todas as funções, desde  empregados que executam atividades em altura, motoristas que realizam o transporte de pessoas, coordenadores, gerentes e diretores.

“Nosso principal valor é a segurança e, com essa medida, identificamos casos em que os empregados não estejam aptos a trabalhar em ambiente industrial, contribuindo assim na redução de riscos associados à segurança.”, explicou o gerente de Recursos Humanos dos negócios Nióbio e Fosfatos, Elias Silva. Se o teste der positivo para  álcool, o empregado é encaminhado para casa e, em caso de reincidência, direcionado para aconselhamento. Para as testagem de droga, os casos positivos recebem aconselhamento assim que os resultados são recebidos. Toda comunicação é tratada confidencialmente entre médico e empregado.

Além da preocupação com a segurança dos empregados, a companhia desenvolve diversas ações voltadas para a qualidade de vida. Dentre elas, destacam-se o monitoramento de hipertensos e diabéticos, que tem o objetivo de informar e conscientizar sobre o combate, a prevenção e o tratamento dessas doenças. São realizadas palestras sobre o controle e ainda testes de glicemia capilar.

Família

Promover a interação entre empregados e seus familiares e difundir temas e valores que norteiam o trabalho da Anglo American. Estes são alguns dos objetivos do programa “Integrando a Família”, iniciativa realizada em Catalão e Ouvidor, por meio de encontros com mães, irmãos e esposas de empregados.

“Minha mãe, Josefina, sempre teve curiosidade em conhecer a planta de nióbio e entender mais sobre o meu trabalho. O programa, além de permitir esta interação maior com nossos familiares, promove palestras com temas que são úteis em nossas casas, servindo para trazer mais segurança, saúde e harmonia no ambiente familiar.”, ressaltou a analista de Sistema de Gestão Integrada do negócio Nióbio, Raquel Rodovalho.  O programa tem duração de um ano, com 12 encontros, e capacita os familiares em oficinas, dinâmicas, palestras e círculo de conversas, para que sejam multiplicadores de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Transparência

Como a preocupação e o respeito são valores na Anglo American, a empresa possui canais internos para ouvir seus empregados e receber críticas, reclamações e  sugestões. O “Fale Conosco” é o canal oficial de comunicação entre a empresa e o público interno e externo, já o “Speak up” é o instrumento seguro e confidencial para que empregados, contratados, fornecedores, parceiros comerciais e outros acionistas externos denunciem e exponham qualquer tipo de preocupação referente à conduta contrária aos valores e padrões da empresa. O recurso está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e, para garantir o sigilo é gerenciado de maneira independente por uma empresa terceirizada.

Além dos canais, os empregados possuem total liberdade de acionar seus gestores e líderes diretos para tratar de algum problema ou dificuldade no trabalho. Um exemplo do estímulo à comunicação direta é o programa “Ciclos do Diálogo”, um moderno modelo de gestão de pessoas, em que lideranças assumem nova atitude perante as demandas e expectativas dos colaboradores. Os empregados são ouvidos sistematicamente para que seus questionamentos sejam respondidos e resolvidos, estabelecendo um compromisso e motivação para o cumprimento e superação de metas.

Planejamento

A Anglo American também orienta os empregados a superarem dificuldades pessoais e também a planejarem a carreira. Desde setembro do ano passado, as operações de Nióbio e Fosfatos contam com o “OrientaRH”, serviço de assistência psicológica, orientação jurídica, consultoria financeira e serviço social aos empregados e seus familiares.

“Em 2015, minhas filhas se envolveram em um acidente de trânsito e tive muitas dúvidas jurídicas sobre o caso, além de ficar abalado psicologicamente. Procurei o ‘OrientaRH’ e consegui todo o suporte para enfrentar este problema na família.”, exemplificou o supervisor de produção do negócio Nióbio, Márcio Ribeiro de Paiva. Os atendimentos são feitos por telefone, ou caso necessário, presencial. Todos os assuntos tratados são confidenciais e não são compartilhados com a empresa.

Já o programa “Saber Viver” prepara os empregados para a transição entre a rotina do trabalho diário e a aposentadoria. A ação é voltada para pessoas com 55 anos ou mais e também para os que já são aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Trabalho há quase 35 anos na Anglo American e, por meio do programa, já tracei metas e objetivos para quando aposentar. O aprendizado sobre educação financeira foi fundamental, hoje consigo me organizar e planejar minha vida.”, explicou o analista de meio ambiente de Fosfatos, José Moreira da Costa. O programa em Catalão contou com um curso de 32 horas, divididas em quatro encontros que englobaram temas, como: saúde, bem-estar, finanças, legislação, opções pós-carreira e aspectos psicológicos que envolvem a fase de aposentadoria.

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada. O nosso portfólio de operações de mineração de alta competitividade mundial e os recursos em desenvolvimento fornecem as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento. Nossas pessoas são o coração do nosso negócio. São nossas pessoas que utilizam as mais recentes tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e construir nossas minas e que mineram, processam, transportam e comercializam os nossos produtos – desde diamantes (por meio da De Beers) até a platina, outros metais preciosos e cobre – para os nossos clientes ao redor do mundo.

Como uma mineradora responsável, somos os guardiães desses recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e stakeholders para explorar o valor de longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países em que operamos – criando valor sustentável e fazendo uma real diferença.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro em operação no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás e fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Assessoria de Comunicação