Sem categoria

Bancários se fortalecem após 30 dias de vitoriosa greve

Spread the love

Assembleias realizadas nesta segunda-feira (3) pelo Brasil fortaleceram a greve dos bancários que completará 30 dias nesta quarta-feira (5) e se configura como um movimento referencial da categoria nos últimos anos. Com a Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) alinhada ao golpista Temer contra os direitos, cresce entre os bancários, e nos bancos públicos, a adesão à greve.

Por Railídia Carvalho

bancarios_interna

Elza Fiuza / Agencia Brasil

O presidente daFederação dos Bancários da Bahia e Sergipe e dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Emanoel Souza, informou que o resultado das assembleias em favor da greve mostra a compreensão dos trabalhadores com a decisão pela paralisação.

Movimento forte

“É a greve mais forte dos últimos anos com um grande número de agências paralisadas, incluindo Banco do Brasil e Caixa, e também começa a acontecer a adesão até mesmo da gerência média, dos supervisores”, constatou Emanoel.

Andrea Barcelos, da Coordenação Nacional de Bancários da CTB, reforçou que o bancário começa a compreender que a responsabilidade pela duração da greve é do banqueiro que insiste em dar um reajuste abaixo da inflação.

“Essa posição do bancário se expressa em um número maior de agências paralisadas e de um envolvimento maior da categoria. O trabalho de conscientização é voltado também para o cliente entender que além da melhoria das condições do trabalhador a greve é também pela redução das tarifas, aumento de funcionários nas agências”, lembrou a bancária.

Cartilha de Temer

Para Emanoel, o fortalecimento da greve é uma resposta aos banqueiros que politizaram o movimento e seguem a cartilha do governo golpista de Michel Temer.

“Em nenhum momento disseram que não podem dar o aumento. O que eles querem é derrotar os bancários dando reajuste abaixo da inflação para servir de exemplo para as demais categorias”, enfatizou.

O dirigente ressaltou que os bancários “precisam do apoio e da solidariedade de todos os trabalhadores porque o resultado da greve vai influir nas próximas campanhas salariais de outras categorias”.

Até a tarde desta terça-feira não havia nenhuma sinalização da Fenaban sobre nova rodada de negociações. Os bancários reivindicam a reposição da inflação (9,57%) mais 5% de aumento real, entre outras propostas. Os banqueiros ofereceram inicialmente 6,5% e chegaram na última rodada a 7%, rejeitado pelos bancários.

Nesta terça-feira (4), os bancários completaram 29 dias de greve nacional. São 13.104 agências e 44 centros administrativos paralisados, o que representa 55% do total de agências de todo o Brasil.

Portal Vermelho