Sem categoria

Fidel morreu, viva Fidel!

Spread the love

Amigos e amigas do Blog, hoje quero falar sobre a morte física do maior líder revolucionário do século XX, Fidel Alejandro Castro Ruz, ele morreu nessa sexta feira aos 90 anos de idade, o comunicado oficial de sua morte foi feito por Raul Castro, seu irmão e atual presidente de Cuba.

newsweek-cover-fidel-castro

Advogado, filho de fazendeiros, estudou em bons colégios jesuítas, liderou ao lado de Ernesto Che Guevara e Camilo Cienfuegos a lendária e histórica revolução cubana, irmão do atual presidente cubano Raul Castro.

Pois bem, Fidel é um daqueles homens que parecem nascer de século em século ou até em um período maior de tempo, amado, glorificado e odiado por verdadeiros exércitos, ele mexeu com o povo cubano e marcou toda uma geração que acredita no socialismo e na revolução socialista dos povos, ele mostrou que outra realidade era possível, foi sim Castro que transformou  Cuba em uma verdadeira nação e mostrou para os demais povos da América e do o mundo que  uma nova realidade estava ao alcance das mãos e que pegar em armas para a implantação de um outro regime político era possível e viável.

É inegável que a autodeterminação dos povos ganhou uma outra dimensão com   os irmãos Castro, seus exércitos populares e suas ações.

1480171310

Verdade é que Cuba deixou pela ações da revolução socialista de ser apenas o quintal ou um balneário dos americanos do norte para ser uma ilha onde saúde, educação é acessível para todos, a mortalidade infantil praticamente deixou de existir, e médicos, engenheiros e outros profissionais humanitários estão por aí a mostrar que ainda há caminho para se salvar a humanidade.

Odiado pelos estadunidenses, Fidel sofreu mais de cem tentativas de assassinato, foi obrigado a viver recluso por décadas e dificilmente era visto, afinal de contas foi muito ousado ao encarar de frente o maior império do mal dos últimos séculos, os Estados Unidos da América.

Fidel governou Cuba com mão de ferro por 52 anos e fez de seu irmão seu sucessor, fazia discursos de horas e com o passar do tempo, acabou se tornando um ditador e verdade seja dita, ditadores sejam eles de esquerda ou de direita são apenas ditadores e por mais que Fidel Castro tenha nos dado o rumo e o caminho para a libertação, ele acabou repetindo erros que não merecem serem repetidos e muito menos reverenciados.

images

Aspectos positivos e negativos a parte, a morte de Fidel Castro poderá abrir mais a ilha de Cuba e nesse sentido é torcer para que Cuba continue a exportar humanidades e o sentimento de que a liberdade deverá ser o objetivo de todos: democratas, socialistas, cristãos e daqueles que acreditam que um novo mundo é possível, sem  exploração do homem pelo homem e que cada um tenha de acordo com sua necessidade.

Descanse em paz nosso eterno comandante em chefe Fidel Castro.

A História já te absolveu e seu exemplo ecoa pelos quatro cantos desse mundo!

Pense nisso,

De Pires do Rio, em Goiás professor Mamede.