Sem categoria

Confirmada sentença favorável ao MP que determinou ao município de Pires do Rio adequar conselho tutelar

Spread the love
Ação do MP garantiu funcionamento de órgão de proteção

Ação do MP garantiu funcionamento de órgão de proteção

Em ação do Ministério Público de Goiás, o Tribunal de Justiça de Goiás confirmou sentença de primeiro grau que determinou ao município de Pires do Rio a regularização do fornecimento de materiais de expediente, a manutenção e abastecimento de veículos do Conselho Tutelar, bem como a previsão de recursos necessários a essas providências na Lei Orçamentária do município. A decisão é da 4ª Câmara Cível do TJGO que, à unanimidade, seguiu voto do relator, o juiz substituto em 2° grau Maurício Porfírio Rosa.

A ação foi proposta pela promotora de Justiça Lorena Castro da Costa Ferreira Carvalho, em 2013, em razão da falta de estrutura do órgão, uma vez que a prefeitura não fornecia materiais de higiene e limpeza, não destinava local adequado para funcionamento do conselho, nem mesmo colocava à disposição servidores para a realização de trabalhos administrativos.

Apesar da decisão favorável ao MP, proferida em primeiro grau, o município recorreu, alegando não ter recursos financeiros para executar as determinações judiciais. Essa argumentação, no entanto, não foi acatada pelo TJGO, devendo o município cumprir com seu papel constitucional de assegurar o direito à proteção especial da criança e do adolescente, conforme destacado pelo relator do processo. 

(Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)