Sem categoria

Daniel Vilela destina R$ 1,5 milhão para curso de Agronomia da UFG Jataí

Spread the love

Daniel Vilela participa do lançamento de prédio do curso de Agronomia da UFG de Jataí

Ao lado do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, e do reitor eleito Edward Madureira, o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) participou hoje (14) da assinatura da ordem de serviço do novo prédio de gabinetes da Unidade de Ciências Agrárias do campus de Jataí da UFG. Os recursos para a obra, orçada em R$ 1,5 milhão, foram articulados pelo deputado via Ministério da Educação. O prédio vai atender o curso de Agronomia.

Durante a solenidade, o reitor Orlando Amaral destacou que Daniel Vilela tem sido um grande parceiro da universidade e que o trabalho dele em Brasília tem ajudado a estruturar diversos projetos da instituição. O parlamentar também é o principal articulador do projeto de tornar os câmpus da UFG de Jataí e Catalão em universidades autônomas.

Daniel Vilela afirmou que sua parceria com a universidade é o reconhecimento da importância dela para Goiás e da qualidade dos projetos apresentados pela instituição. “Lembro sempre de uma frase do ex-prefeito Humberto Machado, que falava que a principal indústria de Jataí é a UFG, pelo papel que ela tem na geração de conhecimento e no desenvolvimento socioeconômico da região. Meu gabinete está sempre à disposição para contribuir com a educação”, afirmou.


O deputado também tem trabalhado junto ao governo federal para viabilizar a construção de um centro esportivo na unidade de Jataí e reforma e aquisição de equipamentos para o centro esportivo no Campus Samambaia, em Goiânia, além da construção do Restaurante Universitário da UFG de Aparecida de Goiânia e aquisição de equipamentos para a Santa Casa de Catalão. Estas últimas, por meio de emenda parlamentar.


O chefe da Unidade de Ciências Agrárias, Américo Nunes da Silveira Neto, agradeceu o empenho de Daniel Vilela para que o recurso fosse disponibilizado. “O futuro não é obra do acaso, mas sim fruto de boas escolhas. Torcemos muito por você, Daniel, pois temos em você um grande parceiro da nossa universidade”, afirmou.

Também participaram da solenidade a vice-reitora, Sandramara Chaves, o ex-prefeito de Jataí Humberto Machado, representantes do Centro Acadêmico de Agronomia e alunos do curso.

Novas universidades
Durante a solenidade, o reitor eleito Edward Madureira disse que a criação das universidades federais de Catalão e Jataí, por desmembramento das unidades nos municípios, é uma questão de pouco tempo e que o tamanho e demanda das duas unidades justifica a medida. “A criação da Universidade Federal de Jataí, bem como a de Catalão, está na hora de se tornar realidade e tenho certeza que este ano veremos isto acontecer”, afirmou.

Edward reiterou o compromisso da UFG de, na condição de entidade tutora do processo de instalação das novas universidades, oferecer todo o respaldo para garantir a manutenção da qualidade dos cursos. “Estaremos juntos na consolidação desse projeto”, destacou.

Por solicitação de Daniel Vilela, foi aprovado em julho pedido de urgência na Câmara para que os projetos de lei fossem colocados na pauta do plenário, onde já se encontram. Aprovados, eles seguem para votação no Senado e em seguida para sanção presidencial.

 

ASCOM – Daniel Vilela