Sem categoria

Cortes de Temer põem em risco ciência e inovação tecnológica

Spread the love

Arquivo EBC

Com sucessivos cortes de verbas, pesquisadores têm denunciado a crise nas áreas de ciência e tecnologia do paísCom sucessivos cortes de verbas, pesquisadores têm denunciado a crise nas áreas de ciência e tecnologia do país

“Sem pesquisa, a gente não tem inovação. Sem inovação tecnológica, você não tem a possibilidade de injetar o desenvolvimento do país, o desenvolvimento econômico, novos postos de trabalho, novas empresas, você começa a ter um acometimento de toda a estrutura econômica e social”, avaliou em entrevista Anapatricia Morales Vilha que é coordenadora da Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Segundo ela, com os cortes que o governo federal tem executado no orçamento das universidades federais e nas áreas de ciência e inovação, esses estudos estão em risco. Na UFABC, por exemplo, a redução dos recursos passou de 50% nos últimos quatro anos, prejudicando a produção cientifica.

“Temos uma série de reduções que impactam na compra de equipamentos importantes, pesquisas que poderiam avançar por meio de bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, pesquisas que poderiam, inclusive, colocar a universidade em consórcio com outros países em pesquisas internacionais”, explica Anapatricia.

Fonte: Rede Brasil Atual