Sem categoria

Etapa de vacinação contra a Febre Aftosa e Raiva dos Herbívoros é publicada pela Agrodefesa

Spread the love

Vacinação contra Febre Aftosa e Raiva; Prefeito e Sec Chico Machado

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou ontem (8) portaria que dispõe sobre o calendário oficial, para a realização da vacinação obrigatória contra Febre Aftosa em bovinos e bubalinos. A etapa de imunização deve começar no próximo mês e também visa o combate da Raiva dos Herbívoros, que atingirá também os caprinos, equídeos e ovinos de todas as idades, nos 119 municípios listados pelo departamento.

De acordo com o recomendado a comercialização da vacina contra a Febre Aftosa em todos os municípios do território goiano, está autorizada no período de 30 de abril a 31 de maio de 2014.

Será preciso que o produtor no uso da obrigatoriedade comprove a vacinação de seu rebanho contra a Febre Aftosa, bem como contra a Raiva dos Herbívoros, através da declaração de rebanho – etapa maio.

O documento será disponibilizado no site www.agrodefesa.go.gov.br, a qual deverá ser impresso e entregue, devidamente preenchido e assinado e sem rasuras, juntamente com a nota fiscal de aquisição das vacinas, na Unidade Operacional Local da Agrodefesa do município onde se localiza a propriedade rural, no prazo máximo de cinco (5) dias úteis após o término da etapa, ou seja, até seis (6) de junho de 2014. Não serão aceitas declarações de vacinação via e-mail, fax ou Correios.

Para os casos em que a nota fiscal da(s) vacina(s) for emitida eletronicamente, a comprovação da vacinação estabelecida no caput do presente artigo também poderá ser feita através da internet, por meio do link Declaração de Vacinação, diretamente no site www.agrodefesa.go.gov.br, até o prazo determinado. Neste caso específico, não é necessária a entrega da cópia da declaração on-line pelo produtor nos escritórios da Agrodefesa.

Oficialmente a vacinação está programada para começar no dia 1º de maio e terminará no dia 31 do mesmo mês. O Estado de Goiás quer ser o segundo do país a conseguir o status livre de febre aftosa sem vacinação. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está discutindo o assunto com os pecuaristas goianos e deve apresentar a proposta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda este ano. O último caso de febre aftosa em Goiás foi registrado em 1995.

 

Por: Gustavo Vieira com informações da Agrodefesa/Imagem: ilustrativa