Sem categoria

Prefeitura assina ordem de serviço para construção da sede própria da Academia Catalana de Letras

Spread the love

Gente boa do Blog, aconteceu hoje pela manhã, ato de lançamento de ordem de serviço para a construção da nova sede da Academia Catalana de Letras, foi às 10:00 horas da manhã, com a presença do prefeito de Catalão, Adib Elias (POD), vice prefeito, João Sebba (PP), vereadores, Cláudio Lima, Rodrigão e Jair Humberto, presidente da Academia, Luis Estevam e vários outros escritores catalanos.

Foto: Luís Estevam/Mamede Leão

Na ocasião, Luís Estevam lembrou das três fases em que passou a Academia e os escritores, da importância de se ter uma sede própria como essa que será construída que proporcionará, entre outros serviços, as condições para que seja realizado vários cursos, inclusive sobre a História de Catalão e de Goiás e agradeceu o prefeito pela deferência a Academia.

O prefeito Adib Elias, fez questão de lembrar que a cultura no estado de Goiás entrou pelo “córrego do almoço” e daqui se espalhou por outras partes do estado, falou de seu irmão, Marcos Fayad, que foi importante teatrólogo goiano, com atuação inclusive no estado do Rio de Janeiro e São Paulo e largou até a profissão de Psicólogo para se dedicar exclusivamente ao teatro e lembrou da importância em se construir essa sede da Academia justamente alí, naquele lugar, ao lado da Biblioteca Digital e do Museu Municipal, e que terá grande utilidade para a população de Catalão.

Foto: Prefeito Adib Elias com escritores catalanos/ASCOM

Assinada ordem de serviço para construção da sede própria da Academia Catalana de Letras

Numa solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (21), o Prefeito Adib Elias assinou contrato autorizando o início das obras de construção da sede própria da Academia Catalana de Letras. Participaram da cerimônia autoridades, membros da entidade, pessoas ligadas à cultura, imprensa, alunos de um colégio particular e população em geral.

A ordem de serviço foi dada na Avenida Farid Miguel Safatle justamente no ponto onde o imóvel será edificado. O local exato fica entre a Biblioteca Digital e a Justiça/Vara do Trabalho em Catalão. Pelo projeto que já está pronto, o espaço terá 175 m² de área construída e contará com recepção, sala de aula, escritório, biblioteca, sala de reunião, copa e banheiros feminino e masculino. Tudo com total acessibilidade. Além da construção a Prefeitura Municipal arcará também com todas as despesas para aquisição de mobiliário completo. Somados os investimentos deverão chegar a R$ 350 mil e a previsão é que a obra seja executada em até seis meses. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Marcelo Paiva Engenharia Eireli.

“Hoje é um momento histórico não só para a Academia Catalana de Letras, mas para toda a história literária de Catalão durante 150 anos. É um dia muito importante. Através dessa sede, neste momento, nós podemos dizer que aqui é onde teremos um centro com salas para dar aulas da história e da literatura de Catalão. Poderemos ter um centro de pesquisa com rico acervo para a comunidade e muito mais. Concurso do pequeno escritor, voltado para a terceira idade e até visitação dirigida permanentemente. Com essa obra, o Prefeito está escrevendo o nome dele na história de Catalão de uma forma inacabável”, disse o Presidente da Academia Catalana de Letras, historiador e professor Luís Estevam.

Adib Elias, Prefeito de Catalão, aproveitou para destacar a grandiosidade e importância da cultura na vida da população e justificou em seu discurso a preocupação com tão nobre classe e o investimento feito pela atual administração municipal. “A Academia Catalana de Letras de Catalão precisa de uma obra a sua altura e com tudo que os moradores merecem. Por isso, vamos entregar em breve essa obra importantíssima para a cidade porque é para cultura, para gente que constrói e faz. Dessa forma, desejamos que essas pessoas possam continuar trabalhando, produzindo e fazendo a história da nossa gente e da nossa terra”, disse ele.

Sobre a Academia

Fundada em Catalão pelo escritor Cornélio Ramos em 23 de junho de 1973, ou seja, há 46 anos, a Academia Catalana de Letras não possui seu espaço próprio e vinha funcionando num imóvel cedido pelo município (por meio de comodato) na Avenida João XXIII. A ideia da Prefeitura é desocupar o referido prédio e adaptá-lo para lá funcionar, futuramente, o IPASC e ProSaúde.

Enquanto a obra é executada e tudo é organizado, as reuniões da Academia de Letras serão realizadas na estrutura da Biblioteca Digital.

Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!