Sem categoria

Anápolis possui o 2º maior PIB de Goiás

Spread the love

Na manhã desta segunda-feira, 28, Antônio Gomide participou de evento realizado pelo Jornal O Popular, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Na oportunidade, foram homenageados os municípios com maiores PIB’s do Estado, prefeituras receberam premiações e as dez cidades mais representativas no setor da agropecuária tiveram destaque.

Anápolis, cidade em que Gomide foi prefeito, por dois mandatos consecutivos, manteve-se em segundo lugar no ranking dos municípios com o maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, atrás apenas da capital, Goiânia, segundo dados divulgados em 2013, referentes ao ano de 2011. “Enquanto prefeito, nossa gestão valorizou o crescimento dos setores, aumentou os incentivos e, em dez anos, o PIB cresceu mais de 500% segundo o Instituto Mauro Borges”, destacou o único pré-candidato ao governo de Goiás a prestigiar o evento.

Anápolis, exemplo para Goiás

Verifica-se, com base no documento da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás (Seplan), que entre os três primeiros colocados no ranking – Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia -, Anápolis é a única que manteve alta no índice de crescimento, mesmo com contingente populacional inferior aos dos dois municípios. Goiânia e Aparecida registraram queda no índice de participação na economia do estado. Na capital, a taxa de 2011 foi de 24,9%, ante 25,1%, em 2010, e o mesmo cenário foi constatado em Aparecida que, em 2011 participou com 5,7% do PIB estadual, contra 5,3%, em 2010.

Dentre os três grandes setores da economia, serviços foi o de maior peso, com 51,3%, seguido da indústria, com 48,0% do valor agregado municipal e da agropecuária com 0,7%. O estudo econômico revela que Anápolis teve a segunda maior participação na área da indústria, com 15,4% do valor agregado estadual em 2011, obtendo 0,6 pontos percentuais de acréscimo na comparação com o ano 2010.

Segundo a organização do evento, cerca de 300 convidados, entre empresários, lideranças municipais e estaduais, diretores do Grupo Jaime Câmara e jornalistas participaram do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Secom/Prefeitura de Anápolis