Sem categoria

Oposição na Câmara Municipal quer anulação do PL que destina R$ 36 milhões à SAE

Spread the love

10171067_271085446407641_6096086713018466365_n

Alguns vereadores da oposição em Catalão – Gilmar Antônio, Jurandir Antônio, Vandeval Florisbelo, Sargento Anísio e Deusmar Barbosa (todos do PMDB) – anunciaram que vão encaminhar uma representação à Justiça pedindo a anulação do Projeto de Lei do Executivo, que autoriza a contratação de até R$ 36 milhões de reais em créditos da Caixa Econômica Federal, para serem investidos na Superintendência de Água e Esgoto de Catalão (SAE).

O texto em questão foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 22 de abril e teve o aval positivo de 11 dos 17 edis. A matéria permite que a Prefeitura invista na qualidade dos serviços de fornecimento de água, desde a captação até o abastecimento das residências.

O líder da oposição na Casa, Jurandir Antônio, disse que se sente assustado com tanto dinheiro para ser investido e que tem suas duvidas quanto ao devido emprego do benefício. “Nunca vimos tanto dinheiro assim sendo aprovado nessa Câmara e o problema não é nem esse, mas sim a quantidade de incertezas. Eles alegam que com todo esse dinheiro não irá faltar água em Catalão por um período de vinte anos. Não está certo porque preveem o investimento na infraestrutura somente, mas não estão atentos que a água pode faltar na metade desse tempo como previsto pela secretária municipal do Meio Ambiente, sendo assim, tudo isso não valerá a pena”. O vereador observou ainda que o PL não foi devidamente apresentado por seus defensores e que diversos vícios foram encontrados, “como, por exemplo, o prazo para a quitação do financiamento que é de perder de vista e não sabemos quanto tempo será necessário para isso”, acrescentou Jurandir.

Sobre a alegação da base governista na Câmara de que o projeto havia sido elaborado na gestão do ex-prefeito Velomar Rios (PMDB), e que as decisões já tomadas pela atual gestão são baseadas nele, o vereador Gilmar Antônio respondeu que isso é verdade, mas em partes. “Para começar não seria investido tanto dinheiro assim e muito menos um banco seria o financiador. Com recursos do próprio município aquele governo faria as obras e com menos gastos”, observou.

O líder da bancada governista, Aurélio Macedo (PP), analisou como improvável que o projeto seja anulado e que se porventura acontecesse, ele teria que ser votado novamente e mais uma vez ganharia aprovação. “Vamos sim aplicar muito bem esse dinheiro podendo ser até menos do que foi solicitado. O intuito do prefeito [Jardel Sebba – PSDB] é evitar o desabastecimento na cidade e com condições para investir, o que esse montante nos possibilita, não faltará água em Catalão por vinte anos ou mais. Então, acredito que só nos resta por em prática tudo”, explicou Aurélio.

O governo municipal prevê melhorias nos setores de captação, adução (elevação), tratamento, distribuição e reservação da água. O nível de água tratada em Catalão também aumentará, saltando de 200 litros por segundo para 400 litros por segundo.

 

Por: Gustavo Vieira