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MP ELEITORAL DIVULGA CALENDÁRIO DE ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA O CARGO DE PREFEITO DE IACIARA

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MP ELEITORAL DIVULGA CALENDÁRIO DE ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA O CARGO DE PREFEITO DE IACIARA

Eleições serão realizadas no dia 5 de março

O Ministério Público Eleitoral está acompanhando o processo de realização da nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Iaciara, que acontecerá em março. O calendário eleitoral (acesse neste link) foi definido pela Resolução nº 381, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A nova votação está marcada para o dia 5 de março.

Hoje (24/1) é o último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos a prefeito e vice. Nesta quarta-feira (25/1), tem início o período no qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

 

Entenda o que levou à cassação do prefeito eleito

A cassação dos diplomas e, por consequência, do mandato do prefeito de Iaciara, Haicer Sebastião Pereira Lima, e de seu vice, Marcos Pereira de Macedo, por captação ilícita de recursos para fins eleitorais foi mantida em acórdão (decisão colegiada) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na representação, feita pelo Ministério Público Eleitoral em 2021, foi sustentado que a prestação de contas dos eleitos foi desaprovada por diversas irregularidades.

O MP apontou o recebimento de doações de origem não identificada ou de fonte vedada, através do uso do quadro de funcionários da prefeitura de Iaciara como “laranjas”. Na decisão inicial, o Juízo da 29ª Zona Eleitoral de Posse (à qual pertence o município de Iaciara) pontuou que, no processo de prestação de contas de campanha, foi identificado o recebimento de doações realizadas por vários funcionários da prefeitura, totalizando R$ 48.140,00.

A situação causou estranheza pelo fato de que todo esse montante foi concentrado e recebido em apenas 9 dias, bem como por haver padronização de valores, dias e horários em 47 dos 52 depósitos recebidos. (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)