Sem categoria

Movimentos sociais vão às ruas para cobrar redução da taxa de juros

Spread the love

Movimentos sociais vão às ruas para cobrar redução da taxa de juros

 

Em São Paulo, o ato será em frente à sede do Banco Central, na Avenida Paulista

 

A luta do governo Lula pela redução da taxa básica de juros ganhou a adesão dos movimentos sindical e social. Na próxima terça-feira (21), as entidades vão promover o “Dia de Luta por Juros Baixos! Fora Campos Neto”. Atos em todo Brasil vão denunciar a hegemonia do rentismo no Banco Central, liderada por seu presidente, o bolsonarista Roberto Campos Neto.

O protesto nacional vai ocorrer antes da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), marcada para terça (21) e quarta (22). A expectativa do mercado é que a reunião mantenha em 13,65% a taxa Selic. Para os movimentos, é urgente ir às ruas para cobrar juros mais baixos. O Encontro de Organização das Lutas Populares – que foi realizado em 2 de março e chamou o Dia de Luta – demarcou a posição unitária das entidades.

“Compreendemos que um novo ciclo de conquistas populares depende de uma profunda mudança na concepção de Estado que governou o país e orientou a maioria do Congresso Nacional nos últimos seis anos. O povo brasileiro exige a ação decidida do poder público em favor de um novo ciclo de desenvolvimento, com geração de empregos e promoção de direitos”, aponta o documento aprovado no Encontro.

“É fundamental uma política econômica – fiscal e monetária – coerente e fiel à soberania do voto popular. Por isso, convocamos mobilizações em todo o Brasil, especialmente nas capitais com sedes do Banco Central”, agrega o texto. “Lutamos pela imediata redução da taxa de juros, pela renúncia do atual presidente do Banco Central e pelo fim da independência da instituição em relação ao governo democraticamente eleito.”

Em São Paulo, o ato será em frente à sede do Banco Central, na Avenida Paulista. “Precisamos fazer boas mobilizações em todos os estados. O Fórum das Centrais e os movimentos sociais entraram com força nessa luta”, diz Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Hoje, o Brasil tem a maior taxa real de juros (descontada a inflação). O governo federal acelerou a elaboração das novas regras fiscais para substituir o teto de gastos e, ao mesmo tempo, firmar seu compromisso com a responsabilidade fiscal. Com isso, as pressões sobre o Banco Central, especialmente sobre seu presidente, Roberto Campos Neto, devem crescer.

AUTOR