Sem categoria

Presidente da Fifa defende derrota automática em casos de racismo no futebol

Spread the love

Presidente da Fifa defende derrota automática em casos de racismo no futebol

 

Gianni Infantino reagiu a manifestações com injúrias raciais contra jogadores negros no último final de semana, na Itália e na Inglaterra.

 

O presidente da Fifa Gianni Infantino defendeu, neste sábado (20), a derrota automática de equipes cujos torcedores cometerem atos racistas ou injúrias raciais durante as partidas. A declaração foi dada por Infantino após dois casos de racismo na Europa nos jogos do último final de semana.

Infantino classificou os insultos como “totalmente abomináveis e completamente inaceitáveis”. E completou: “Nós temos que implementar a derrota automática para o time cujos torcedores cometeram racismo e causaram abandono da partida, bem como banimento mundial de estádios e acusações criminais para racistas”.

O presidente da entidade máxima do futebol declarou que não há lugar para discriminação no esporte e na sociedade em geral.

“Os eventos ocorridos em Udine e Sheffield no sábado são totalmente abomináveis e completamente inaceitáveis”, afirmou o dirigente em um comunicado. “Os jogadores afetados pelos acontecimentos de sábado têm o meu total apoio”, acrescentou.

Torcedores no estádio Friuli, em Udine, ofenderam o goleiro francês Mike Maignan, do Milan, durante a vitória do time ‘rossonero’ sobre a Udinese por 3 a 2. O incidente fez o árbitro interromper a partida por alguns minutos.

Na Inglaterra, o meio-campista jamaicano Kasey Palmer, do Coventry, acusou torcedores do Sheffield Wednesday de fazerem o mesmo contra ele durante jogo da segunda divisão do Campeonato Inglês, que sua equipe venceu por 2 a 1.

O presidente da Fifa sugeriu um processo em três etapas: interromper a partida, voltar a interrompê-la depois de reiniciada e encerrá-la se a má conduta persistir.

Adicionalmente, “temos que implementar uma derrota automática para o time cujos torcedores cometeram racismo e causaram o encerramento da partida, bem como proibições mundiais nos estádios e acusações criminais para racistas”.

“A Fifa e o futebol mostram total solidariedade às vítimas do racismo e de qualquer forma de discriminação. De uma vez por todas: Não ao racismo! Não a qualquer forma de discriminação!”.

AUTOR