Sem categoria

Abril Vermelho do MST começa com ocupações de terra pelo país

Spread the love

Abril Vermelho do MST começa com ocupações de terra pelo país

 

Dirigente do MST, José Damasceno avalia o dia com 24 ocupações em 11 estados brasileiros, mobilizando mais de 20 mil famílias sem-terra

 

Manifestação do MST na Bahia Foto: Greiciane Souza/MST

Começou nesta segunda-feira (15), a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária com o lema “Ocupar para o Brasil Alimentar”. A Jornada vai até sexta (19), com um conjunto de ações em todas as regiões do país para cobrar a realização da Reforma Agrária, em memória aos 28 anos das mortes dos mártires de Eldorado do Carajás e celebra os 40 anos de lutas do MST.

Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 ações diversas, em 14 estados do país, mobilizando mais de 20 mil famílias Sem Terra. Desse total, o MST realizou 24 ocupações de terra em 11 estados.

As ocupações ocorreram no mesmo dia em que o Governo Federal lança o Programa Terra da Gente. A iniciativa faz parte de uma nova estratégia para ampliar e dar agilidade à Reforma Agrária. O anúncio do programa foi realizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, em cerimônia.

De acordo com a estratégia do programa, a estimativa é de que 295 mil famílias agricultoras sejam beneficiadas, em todo o país, até 2026.

Em uma entrevista ao Portal Vermelho, José Damasceno, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná, compartilha o tom que sua organização quer dar às ações planejadas para a Jornada do Abril Vermelho, destacando a importância da reforma agrária para garantir alimentação saudável e também o enfrentamento à violência no campo.

Ao abordar as atividades programadas para o período de 15 a 19 de abril, Damasceno ressalta que a mobilização está centrada no lema “Ocupar para o Brasil alimentar”. Ele enfatiza uma série de ações planejadas, incluindo acampamentos, marchas, mobilizações e atividades de repúdio. Todas estão destinadas a sensibilizar a sociedade para a necessidade urgente da reforma agrária e para denunciar a violência persistente no campo, desde o massacre de Eldorado dos Carajás em 17 abril de 1996 até a recente ação das milícias rurais, conhecida como “Invasão Zero”.

A sociedade contra as milícias do campo

Sobre a ameaça do grupo “Invasão Zero”, uma milícia terrorista rural, contra as atividades do Abril Vermelho, Damasceno destacou a importância do apoio da sociedade para dissuadir ações violentas e garantir a continuidade das lutas pela reforma agrária. Ele enfatizou a necessidade de uma pressão pública sobre o governo e as autoridades para enfrentar grupos que promovem a violência no campo.

Em Campinas (SP), o Abril Vermelho começou com brutalidade policial. Foto: Filipe Augusto Peres/MST

Para o movimento, a reforma agrária é uma causa da sociedade brasileira, porque a produção de alimento é maior do que a necessidade dos sem-terra, especialmente com o avanço da mudança climática. “Por isso, o apoio da sociedade é que vai fazer com que essas ações desse grupo violento que atua no campo, se inibam, se desfaçam. A pressão da sociedade é decisiva para que as autoridades constituídas tomem medidas dentro do campo da institucionalidade, por dentro do Estado brasileiro, por dentro da legalidade, que é para fazer avançar essa questão da reforma agrária. É assim que nós estamos nos preparando pra fazer nossa luta pela reforma agrária continuar, mesmo com a existência desse grupo violento, ameaçando o tempo todo”, ponderou.

Repressão policial a acampamentos

Sobre as mobilizações do dia, Damasceno relatou 24 ocupações de terra em todo o Brasil, destacando casos como Agudos (SP) e Brasília, além de Goiás e Campinas (SP) onde os sem-terra enfrentaram reações violentas de autoridades locais. Ele enfatizou a resistência contra políticas de governadores de extrema-direita, como Ronaldo Caiado (GO) e Tarcísio de Freitas (SP), que se opõem à reforma agrária e defendem o agronegócio predatório.

Na fazenda Mariana, em Campinas, a força policial reprimiu as famílias e despejou a ocupação, com uso indiscriminado da força repressora. Neste momento, a Guarda Municipal bloqueia a entrada do Paço Municipal impedindo a entrada e saída para impedir o diálogo com o poder público. Ainda em São Paulo, em Agudos, um helicóptero da Polícia Militar sobrevoou o acampamento recém criado para criar terror e intimidar as famílias.

No Rio de Janeiro, na manhã desta segunda (15), mais de dez viaturas do 8º Batalhão da Polícia Militar cercam o assentamento Josué de Castro, em Campos dos Goytacazes. As intimidações policiais usam drones e bloqueadores de sinal. O assentamento foi criado pelo Incra em 2007, já estando totalmente regularizado. Houve conflito também em Goiás, com ação truculenta da Polícia Militar, e no Distrito Federal e Entorno.

Foto: MST do Pará

“É lamentável isso! enquanto não vencermos estas barreiras do Estado que estão a serviço de proteger o agronegócio e de inibir a reforma agrária de avançar, vamos ter que fazer muita luta para superar essa posição política ideológica. A reforma agrária não é ideológica, mas uma necessidade da sociedade brasileira. O MST se propõe a ajudar a desenvolver o Brasil numa outra lógica. Não nessa lógica de destruição da natureza, envenenando a terra, a água e os alimentos. Uma lógica de desconcentração das grandes propriedades que causa a fome, a miséria e a exclusão”.

Quando questionado sobre a possibilidade de uma reação institucional contra a violência, Damasceno enfatiza a importância de mecanismos legais para adquirir terras e desapropriar áreas de interesse social, destacando o papel do Ministério de Desenvolvimento Agrário nesse processo.

Para ele, o Estado brasileiro é responsável por criar mecanismos por dentro da institucionalidade para adquirir terras, desapropriá-las por interesse social ou adquirir, direto com os proprietários, a partir de legislação contra trabalho escravo ou endividamento ou ainda as inúmeras áreas públicas espalhadas pelo Brasil. “O Estado brasileiro tem a prerrogativa de resolver isso por dentro da institucionalidade. Tanto o Congresso, quanto o Governo Federal por do Ministério de Desenvolvimento Agrário deve cumprir o seu papel de executar uma política de reforma agrária massiva, que assente os milhares de sem-terra afora”.

Foto: Anydaiê/MST-AL

Mudança de mentalidade na cidade

Ao refletir sobre os 40 anos de existência do MST e sua percepção pela sociedade, Damasceno destacou uma mudança significativa na compreensão do movimento. Ele observou que, inicialmente, o MST era visto como um grupo de pessoas necessitadas de terra para sobreviver, mas ao longo do tempo, a sociedade passou a reconhecer o papel do movimento na luta por alimentos saudáveis e na promoção de uma agricultura sustentável. Ele enfatizou a importância de um projeto para a agricultura brasileira baseado na produção agroecológica e no desenvolvimento econômico das comunidades rurais.

“Há uma compreensão e uma necessidade de ter alimento barato, saudável, sem veneno, e tem uma tendência muito grande na sociedade brasileira de ir cada vez mais refutando o alimento envenenado que não é comida, e a sociedade querer cada vez mais um alimento puro, um alimento de verdade”, diz o líder sem-terra. “O MST pode ser parceiro e protagonista nesse processo, que é a matriz da produção agroecológica. De levar para o campo o ensino, a ciência, a universidade. Estabelecer as comunidades com desenvolvimento econômico, com agroindústria, para gerar emprego para a juventude, para ela não precisar evadir para os grandes centros, enfim, melhoria de condições da vida social no campo”, completa.

Foto: MST-BA

Em carta ao povo brasileiro, divulgada nesta segunda (15), o Movimento Sem Terra reafirma o direito legítimo de lutar pelo acesso à terra e cobra que a função social da terra seja respeitada.

“Lutamos, porque 105 mil famílias estão acampadas e exigimos que o Governo Federal cumpra o artigo 184 da Constituição Federal, desaproprie latifúndios improdutivos e democratize o acesso à terra, assentando todos e todas que querem trabalhar e produzir alimentos para o povo”. E continua o documento: “lutamos pela Reforma Agrária para que a terra cumpra sua função social: produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro e cuidar da natureza.”

Foto: Parauapebas/MST-PA

AUTOR