Sem categoria

Sem anistia: PF cumpre 18 mandados de busca contra suspeitos do 8/1 em 8 estados

Spread the love

Sem anistia: PF cumpre 18 mandados de busca contra suspeitos do 8/1 em 8 estados

26° fase da Operação Lesa Pátria mira financiadores, incentivadores e executores dos atos golpistas contra as sedes dos Três Poderes

Divulgação/PF

A operação da PF também cumprie ordens judiciais para a indisponibilidade de bens dos investigados

A Polícia Federal cumpre, nesta terça (16), 18 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros para identificar pessoas que financiaram, incentivaram e executaram os atentados golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Essa é a 26° fase da Operação Lesa Pátria, ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, a PF informa que cumpre 18 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Pará (4), São Paulo (1), Minas Gerais (3), Espírito Santo (4), Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz a PF.

Na operação de hoje também são cumpridas ordens judiciais para a indisponibilidade de bens dos investigados. “Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, diz a corporação.

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG), que integrou a CPI do Golpe, repercutiu a operação da PF. “Mais uma fase da Operação Lesa Pátria na rua para cumprir 18 mandados de busca e apreensão, incluindo 3 em Minas Gerais”, disse, nas redes sociais. “Não adianta tentar fugir: a lei chega para todos!”, acrescentou.

 

Desde janeiro do ano passado, a Operação Lesa Pátria já teve como alvos deputados estaduais, vereadores, empresários, fazendeiros, militares e influenciadores digitais.

Hora da verdade

Em 8 de fevereiro deste ano, também por ordem do STF, a PF executou a operação Tempus Veritatis (hora da verdade), que mirou Jair Bolsonaro, ex-assessores e ex-ministros, além de militares suspeitos de tentar um golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder. São três crimes investigados: golpe de Estado, abolição violenta do estado democrático de direito e organização criminosa.

Na ocasião, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Bolsonaro teve o passaporte apreendido e foi proibido de se comunicar com outros investigados.

Segundo a PF, os suspeitos planejavam impedir a posse de Lula por meio de um golpe militar. Como não conseguiram, focaram em derrubar o novo governo, “principalmente quando se desencadearam os atos golpistas do dia 8 de janeiro”.

Da Redação