Sem categoria

MEC aprova curso de medicina para a UFG/Campus Catalão

Spread the love
2014-09-27 10.20.31
No dia 27 de setembro no Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás foi anunciado que a vinda do curso de medicina para a unidade, isso depois de vários longos anos de luta por parte dos professores, alunos e comunidade em geral. Segundo o vice-reitor da universidade, Manoel Chávez (à direita), o novo curso foi aprovado no dia 26/7 pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
Foi também previsto pelo MEC, além da abertura da graduação, a realização de concurso público para contratação de 60 professores e 30 servidores para a unidade em 2015. Mais de R$ 20 milhões já foram disponibilizados pelo governo federal para implantar o curso que será oferecido na área II da universidade, lugar esse a ser construído.
De acordo com Chávez, o Campus Catalão tem uma estrutura física e acadêmica invejável e há muitos anos está preparado para receber o curso.  “Nós temos aqui dezenas de laboratórios na área das ciências biológicas que atendem os Cursos de Graduação de Biologia, Química, Educação Física, Enfermagem e Psicologia; áreas essas que vão contribuir importantemente para a formação dos estudantes de medicina”.
Em Goiás, o curso é oferecido pela instituição em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Jataí e Rio Verde. O diretor da UFG/Campus Catalão, Thiago Jabur, disse que o prédio que irá abrigar o curso, é somente ele, contará com todo o aparato necessário para uma formação de qualidade e referência no país. “É um marco para a educação e para a economia da região tornando o município um centro de referência para o Estado e para o país. É previsto ainda que os alunos sejam aproveitados na rede SUS e privada em benefício da população, e isso é mais um ganho para todos”, salientou.
O curso deverá atender 50 alunos a partir de 2016, sendo essa a quantidade estudantes que o mesmo deverá receber anualmente. O ingresso do interessado ao setor será por meio do sistema ENEM/SISU.
 
Mais informações na entrevista em áudio: 
 
Por: Gustavo Vieira