Sem categoria

Estação ferroviária de Catalão comemora 102 anos

Spread the love

2015-02-24 14.21.30

Em comemoração aos 102 anos da implantação da estação ferroviária de Catalão, algumas atividades foram reservadas para o dia de hoje em frente ao Museu Municipal Cornélio Ramos.

Uma simples programação com a participação de funcionários da instituição, da Fundação Maria das Dores Campos e da empresa de logística VLI, além dos alunos da Escola Pollyana, relembrou um pouco da história da ferrovia na cidade e o que ela representa para esse meio. Pipoca e doces foram distribuídos aos pequeninos.

2015-02-24 14.24.27

A analista de comunicação e relações institucionais da VLI, Verônica Pacheco, contou que é importante o resgate da história da ferrovia e tudo o que ela envolve, para que sua identidade não seja perdida com o passar do tempo. “Trouxemos aqui essas crianças para que tenhamos uma relação de proximidade com a sociedade mesmo. Elas conheceram uma máquina nova da empresa, viram todos os recursos e interagiram com o maquinista. Esse contato está sendo interessante para elas e para nós também”, contou. Verônica garantiu que outros eventos serão realizados na cidade.

2015-02-24 14.31.03

O estudante do 5º ano, Pedro Gabriel, de 10 anos, disse ter gostado bastante de entrar na cabine do maquinista. “Ver eu já vi várias vezes porque o trem passa na porta da minha casa, agora entrar eu nunca entrei. Aprendi muita coisa: onde ficam alguns controladores, o uso dos equipamentos e o que eu mais gostei foi de apertar a buzina”, brincou.

O início da estação ferroviária de Catalão se deu em fevereiro do ano de 1913, e operava no ramal Goiandira-Catalão-Ouvidor. Posteriormente ela foi desativada quando a linha da RMV chegou à cidade em 1942, para fazer a ligação Monte Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira a Angra dos Reis através da linha-tronco da RMV. (Mais informações, click aqui)

Por: Gustavo Vieira