Sem categoria

Prefeitura projeta trazer a Catalão fábrica de processamento de alimentos

Spread the love

Secretário de Indústria e Comércio solicitou auxílio do Ministério da Agricultura no projeto

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Geraldo Rocha, participou nessa quarta-feira (7) de uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. Na ocasião, o secretário foi recebido por William Chianca, chefe de assessoria parlamentar do gabinete da ministra Kátia Abreu, a quem entregou um ofício do prefeito Jardel Sebba solicitando auxílio do Ministério na possível instalação de uma fábrica de processamento de alimentos desidratados a vácuo em Catalão.

Na comitiva do secretário, estavam a assessora da Secretaria, Eveline Abdalla; a assessora do deputado federal Thiago Peixoto, Renata Barbosa; representante da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Romulo Barbosa; e o proprietário da empresa VEC Comércio de Eletro Eletrônico Ltda, Ji Youvi. É por meio dessa empresa que a Prefeitura pretende instalar na cidade a fábrica de processamento.

O projeto piloto de processamento de chips de frutas e vegetais, o qual utiliza tecnologia de desidratação em banho de óleo a vácuo, foi desenvolvido com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em parceria com a CFC no Instituto Nanjing (China). O objetivo é receber o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no projeto ao demonstrar o interesse do Brasil em participar do Programa de Cooperação Sul-Sul FAO/China.

No ofício, Jardel Sebba destacou que a fábrica de processamento de alimentos “terá capacidade de produzir em torno de 10 toneladas diárias de alimentos processados, tendo como principais matérias-primas: mandioca, banana, batata, maçã, abacaxi, manga, pepino, cenoura, beterraba, entre outros”. Com a instalação da empresa, estima-se que seriam gerados cerca de 100 empregos diretos. Além disso, 10 mil famílias de pequenos produtores rurais seriam beneficiados e os alimentos teriam preservadas suas qualidades nutricionais.

ASCOM / Prefeitura