Sem categoria

Sangue do tipo O- é a maior demanda do Hemocentro

Spread the love

5510631c25f9e

O Hemocentro Regional de Catalão (Hemocat) constantemente realiza campanhas e mobilizações nas ruas, nos veículos de imprensa e em redes sociais para incentivar a população a salvar vidas com o gesto simples da doação de sangue.

De acordo com a direção do Hemocat o estoque de bolsas de sangue está regular, mas a quantidade do tipo O- sempre está abaixo do ideal. Conhecido como doador universal o indivíduo que tem esse tipo de sangue pode doá-lo para qualquer pessoa, mas só pode receber de outro que tenha a mesma característica sanguínea. Muito diferente deles são os receptores universais, os AB+, ou seja, eles podem receber sangue de qualquer um.

Um estudo realizado em 2011 aponta que cerca de 90% da população brasileira tem sangue da tipagem A e O, o que para os dias atuais corresponde a pouco mais de 180 milhões de pessoas.

O número pode até parecer satisfatório, mas grande maioria não se interessa e a todo o momento milhares morrem nos hospitais por falta desse alimento para a vida. Apenas 3 milhões de pessoas doam sangue no país anualmente, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS)  observa que 4 milhões seria quantidade um pouco mais confortável, mesmo não sendo ainda o número ideal.

O Hemocat convida todos a se tornar um doador (a) de sangue, o que, para isso, basta ser saudável, apresentar um documento oficial com foto, não estar em jejum e fazer uma triagem técnica (sinais vitais e teste de anemia) e uma triagem clínica (entrevista) antes do ato. “São apenas 5 a 15 minutos para doar seu sangue. Salve vidas!!!”, orientam.

O Hemocentro Regional de Catalão fica na Rua Osório Vieira Leite, nº 78, no Bairro São João, atrás do Colégio Dona Iayá.

Por: Gustavo Vieira