Sem categoria

PRF inicia fiscalização nos veículos com películas

Spread the love

g_p16r8avsek1vfh1f6h13i35u6dg71

A Polícia Rodoviária Federal de Catalão começou a fiscalizar nesta terça-feira, 26, o uso de películas (insulfilm) nos veículos que passam pela BR-050. Isso porque a corporação recebeu aparelho conhecido como Medidor de Transmitância Luminosa, utilizado para medir a visibilidade nos vidros com a película.

De acordo com a PRF a fiscalização obedece a uma lei do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os veículos que forem abordados nas operações de fiscalização realizadas no município poderão passar pela medição de luminosidade e, caso a película seja mais escura do que o permitido, o motorista será multado.

A lei já existe desde 2007 e a PRF explica que o uso de películas com níveis fora do permitido pode prejudicar tanto o motorista quanto os agentes fiscalizadores. “Isso porque, com o vidro mais escuro, o motorista pode ter dificuldade em enxergar o retrovisor e não perceber a presença de pedestres, ciclistas ou até motociclistas. A abordagem também fica prejudicada, já que, com o vidro muito escuro, não é possível visualizar o condutor”, contou o policial rodoviário federal, Jacob Metsavaht.

O uso de película irregular é considerado uma infração grave e gera multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira do motorista. Em caso de flagrante, o produto deverá ser retirado do veículo em até 48 horas para que ele possa voltar a circular. A regra vale para todos os veículos, inclusive para os carros oficiais.

Aproveitando esse trabalho a PRF também fará a fiscalização das condições de rodagem dos veículos, dos documentos exigidos pelos órgãos de trânsito e a situação dos ocupantes.

Confira na ilustração qual o grau de transparência recomendado para o seu veículo:

ilustra_legislacao

Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução