Sem categoria

Carne clandestina: sete toneladas são apreendidas durante operação realizada em Catalão

Spread the love

image

Catalão – Cerca de sete toneladas de carne imprópria para consumo ou com origem desconhecida foram apreendidas em operação realizada na semana passada nos municípios de Catalão, Três Ranchos, Ouvidor, Davinópolis e distritos, no Sudeste do Estado. A ação foi realizada a pedido do Ministério Público de Goiás, por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Catalão e do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, e executada pelos Procons estadual e municipal, a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

A operação foi realizada entre os dias 21 e 25 de setembro e vistoriou cerca de 100 estabelecimentos comerciais, entre açougues, casas de carne, mercearias e supermercados. Todo o material recolhido foi apreendido e descartado no aterro sanitário do município.  Foram autuados 45 estabelecimentos irregulares e os proprietários multados em mais de R$ 80 mil. Em um dos locais visitados foi flagrada uma peça de carne a vácuo vencida há 40 dias.

Nos locais inspecionados pela Agrodefesa foram encontradas carnes sem a nota fiscal de origem ou fora da data de validade e também carnes manipuladas sem a devida autorização sanitária. Nas vistorias feitas pelos Procons estadual e municipal foram averiguados, além da procedência e condições de armazenamento das carnes vendidas em grandes supermercados do município, a validade e o acondicionamento dos produtos expostos à venda.

Goiás contra a carne clandestina

Conforme esclarecido pela promotora Ariete Cristina Rodrigues Vale, titular da 5ª Promotoria de Catalão, já existe um inquérito civil público no Ministério Público para apurar o abate e a comercialização de carne clandestina no município, assim como outras irregularidades na comercialização de produtos. Desse modo, a atuação conjunta dos órgãos que integram o Grupo de Trabalho de Combate à Carne Clandestina, que é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor, possibilitou o desenvolvimento de uma fiscalização mais ampla no município e arredores.

O grupo de trabalho foi formado a partir de um termo de cooperação técnica firmada pelo MP-GO com as demais instituições parceiras e visa desenvolver uma forma coesa de atuação. A atuação do grupo foi fortalecida pelo lançamento, em julho deste ano da campanha “Goiás Contra a Carne Clandestina”, que visa à segurança alimentar para os consumidores de carne. Para eventuais denúncias sobre o comércio irregular, está disponível o telefone 127, com contato com o MP.

(Cristina Rosa – Fotos: João Sergio, Cristina Rosa e Agrodefesa/ Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)